Pesquisa aponta impacto de R$ 253 milhões em geração de negócios durante o FESTURIS

A Feira Internacional de Turismo (FESTURIS) teve sua 28ª edição entre os dias 03 a 06 de novembro, em Gramado (RS). O Congresso foi realizado no Palácio dos Festivais, sede dos principais cases e temas relevantes do setor, e a Feira de Negócios, no Serra Park, com centenas de marcas e destinos de todos os continentes.

Presidente da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bitencourt (de branco), participou da solenidade de abertura do FESTURIS

Este foi o quarto ano consecutivo que a ABEOC Brasil realizou junto com o FESTURIS, o Espaço MICE. Trata-se de uma área de destaque na Feira de Turismo de Gramado para expositores e atividades de capacitação relacionadas ao mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibitions). O espaço de negócios da entidade na Feira contou com a presença da presidente da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bittencourt,  entre outros membros da diretoria, além de expositores e palestrantes que falaram sobre o mercado MICE.

O evento encerrou com a coletiva de imprensa dos diretores da Rossi & Zorzanello, empresa associada da ABEOC Brasil que criou e organiza o evento há 28 anos. Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi receberam mais de 50 profissionais de imprensa do Brasil e do exterior para apresentar o números da 28ª edição.
Os números foram apresentados pelo professor Maximilianus Pinent, que liderou a pesquisa feita pelos alunos do curso de Turismo das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Segundo o levantamento, a previsão de geração em negócios na feira chega aos R$ 253,3 milhões. Um crescimento de pelo menos 18% com relação a edição do ano passado.
Alguns dados relevantes da pesquisa apontam que circularam pelos 22 mil metros quadrados da Feira,  8.031 profissionais compradores, o que revela o perfil altamente profissional dos visitantes. “Nesses mais de 8 mil compradores, não estão contabilizados expositores, convidados e imprensa”, explicou Marcus Vinícius Rossi.
Segundo o levantamento, 17% dos participantes foram profissionais de operadoras ou agências de viagens; 46% funcionários ou empresários de empresas que têm o Turismo como atividade principal e 64% profissionais com o poder de tomar decisões e efetivar negócios. Também foi divulgado o número de agendamento de reuniões de negócios entre compradores e expositores. Neste ano foram 1.350 agendamentos.
O diretor Eduardo Zorzanello destacou a participação internacional e a data da edição em 2017. “Tivemos neste ano a vinda de destinos que nos prestigiam pela primeira vez como Hungria e Tunísia. Esta participação internacional deve aumentar no ano que vem quando a feira será realizada de 09 a 12 de novembro de 2017”, comentou.
A diretora Marta Rossi destacou o funcionamento do Espaço Luxury, novidade deste ano, e que recebeu expositores como Saint Andrews, Turks aind Kaikos, Air Tahiti Nui, Mercatur Premium, Tahiti Tourisme, Barbados, Seychelles e La Hacienda. Para 2017 o espaço deve crescer e ter mais expositores.
“A partir da quantidade de autoridades e empresários do trade que vimos presentes nesses dois dias, podemos demonstrar o sucesso do evento”, salientou Marta ,destacando a vinda do ministro do Turismo, Marx Beltrão, que abriu o FESTURIS na quinta-feira, dia 3, no Palácio dos Festivais.
Fotos: Rafael Cavalli/FESTURIS