Segurança pública e imagem turística
[Por Jeanine Pires, 05/03/2012]
A questão da segurança pública é fundamental para a atração de visitantes em qualquer parte do mundo. O tema, que é razão de preocupação, não só no Brasil, mas também em todas as regiões do globo, é um dos itens pesquisados em sondagens qualitativas com turistas estrangeiros. Segundo a Demanda Turística Internacional, estudo realizado pelo Ministério do Turismo/Fipe, mais de 80% dos turistas estrangeiros entrevistados (todos no final de sua viagem ao país), consideraram as condições de segurança pública positivas no Brasil.
Quando essa pesquisa começou a ser realizada, em 2004, a satisfação com a segurança no país era menor, de 75%. Com o passar dos anos, os investimentos em políticas públicas na área de segurança começaram a refletir na imagem que o estrangeiro leva do Brasil para a sua terra natal. Os estrangeiros que já visitaram o Brasil têm opinião sobre o país bastante diversa daquela imagem que têm aqueles que ainda não nos visitaram. Aí vem a importância da mídia e da nossa exposição na imprensa nacional e internacional.
Casos recentes como a greve da polícia baiana têm repercussão em jornais de muitos países e podem trazer consequências de cancelamentos de pacotes no curto prazo, mas quando o problema é solucionado de forma rápida não há prejuízo para a imagem do destino no longo prazo. Exemplo disso é a cidade do Rio de Janeiro. O Rio investiu em projetos de políticas públicas e a satisfação do turista em relação à cidade no que tange à de questão segurança também aumentou nos últimos anos.
Avanços existem, e ainda muitos desafios também estão pela frente, tanto aqui no Brasil como em diversos destinos turísticos pelo mundo.
E os grandes eventos esportivos ? Tanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto a FIFA são extremamente rigorosos quanto às condições de realização dos maiores eventos esportivos do mundo. As duas entidades aprovaram os planos de segurança apresentados pelo Rio (para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016) e pelo país (para a Copa do Mundo FIFA de futebol 2014). Isso mostra o quanto o Brasil e o Rio evoluíram na questão da segurança pública, apontada como um dos maiores desafios em termos de imagem para o Brasil quando o assunto é turismo.