Campos do Jordão CVB aposta em novos serviços para atrair eventos
[Por Revista Hotéis, 24/11/2011]
O Campos do Jordão Convention & Visitors Bureau com destacada atuação em turismo de lazer, com a implementação do Destino Circuito Mantiqueira formada pela cidades paulistas de Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antonio do Pinhal, Santo Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos, entre outras ações, o órgão agora explora o segmento feiras e negócios, com foco no crescente mercado do turismo de eventos. Para tanto a instituição aposta na criação de um pacote de facilidades, que além da Mesa de Hospitalidade, reúne mais 15 serviços diferenciados, para atrair e facilitar o trabalho do promotor/organizador na realização do evento.
Um dos grandes desafios da entidade é inserir a cidade de Campos do Jordão na rota de importantes congressos e eventos profissionais. Para isso, o órgão optou por uma linha de ação focada no mercado profissional buscando eventos coerentes ao perfil do destino, criando ferramentas e serviços diferenciados. “Esta ação nos conduziu à um frutífero processo de profissionalização da cadeia produtiva turística. O Convention Bureau, com o apoio do SEBRAE-SP e as Secretarias de Turismo das sete localidades, conduziu este processo nos últimos seis anos, e já estamos colhendo bons frutos, porém, ainda há muito o que evoluir”, analisa o Presidente do Campos do Jordão CVB, o empresário Silvio da Matta.
Para a Gestora executiva da entidade Roselaine Dantas, a realização de eventos é hoje uma das estratégias mais eficazes para uma cidade ou região, pois contribui de forma decisiva para o avanço e o equilíbrio do mercado turístico local. “O mercado de eventos por ser um dos segmentos turísticos que mais crescem não só no País, mas no mundo todo, exige o preparo de profissionais que atuem como empreendedores criativos, inovadores e eficientes “, pontua Roselaine.
A entidade também apostou forte na profissionalização de sua cadeia produtiva e na criação de diferenciais para atrair a captação de novos eventos. Uma bateria de 16 serviços de apoio ao promotor de eventos, foi criada, e tornou-se um dos mais fortes quesitos para tornar Campos do Jordão um dos mais competitivos destinos para receber eventos de diferentes portes. “Hoje, nós funcionamos como um suporte avançado para o organizador de eventos. Tudo o que ele precisa, basta ligar que é equacionado de imediato, de forma que fique compatível as necessidades de logística e budget que seu evento precisa”, argumenta Roselaine.
A executiva ressalta ainda que a intenção do orgão não é atuar como um “cartel” prática há muito já ultrapassada, mas sim, de sempre contribuir para que os equipamentos, produtos e serviços de Campos do Jordão e Região, sejam comercializados dentro das corretas práticas de mercado, e com valores condizentes dos produtos/serviços ofertados ao visitante. “Temos em nosso pool – 2.080 Aptos / 5.232 Leitos , valendo observar que a cidade tem ao todo 9.864 leitos em Hotéis / Flats e Pousadas. Temos ainda 5.819 Assentos em Bares e Restaurantes, o que facilita e muito a nossa oferta de serviços diferenciados, propostos em nosso Pacote de Facilidades”, conclui a diretora.