Pará terá plano estratégico para desenvolver turismo
[Por Panrotas, 27/10/2011]
O governador do Pará, Simão Jatene, e o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, vão lançar no próximo dia 11, em Belém, o “Plano Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará”, que vai nortear as ações voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento do setor.
O lançamento, que seria em 31 de outubro, foi adiado para 11 de novembro, às 17h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. A cerimônia reunirá quase 600 convidados, entre profissionais da área, empresários, entidades ligadas ao turismo, intelectuais, artistas, imprensa especializada, lideranças políticas e outros.
Lançado em outubro de 2001, o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado foi elaborado com a consultoria da empresa espanhola THR. “Esse plano deu as diretrizes para as políticas de investimentos no turismo do Pará, que detém cerca de 50% dos atrativos turísticos de toda a Amazônia. Dez anos depois vamos lançar o Plano Estratégico do Turismo, que continua tendo como base o desenvolvimento, mas terá seu foco nos mercados. Vamos trabalhar também os produtos que o Pará oferece, a exemplo do Círio de Nazaré, do ecoturismo nas seis regiões turísticas”, diz Adenauer Góes.
O presidente da Paratur afirma que uma das metas do Plano é aumentar tanto a quantidade de turistas, que hoje ultrapassa 600 mil por ano – sendo quase 73 mil só no período do Círio, em outubro – quanto o tempo de permanência deles em Belém e demais regiões turísticas.
“Considero que para você trabalhar quer como gestão pública quer como gestão empresarial é fundamental ter planejamento. O Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará vem ao encontro dessa necessidade de termos planejamento. Por isso, para construi-lo, recorremos a uma empresa de consultoria espanhola, a Chias Marketing, que tem larga experiência nessa área”, argumenta Adenauer.