Com novo posicionamento, São Luís quer 2,2 mi de turistas até 2016

[Por Mercado e Eventos, 20/10/2011]
Pela primeira vez São Luís desenvolveu um plano de marketing para reposicionar o destino frente ao mercado nacional. Com nome de Plano São Luís – Promovendo a Cidade, seu objetivo, segundo o secretário de Turismo da cidade, Liviomar Macatrão, é aumentar em 6% o número anual de turistas que visitam a cidade, alcançando os 2,2 milhões até 2016, além de incrementar em 20% ao ano o uso das estruturas hoteleiras da cidade.
“Esta é a primeira vez que São Luís terá um posicionamento de marketing estrategicamente desenvolvido para o mercado nacional. Diagnosticamos os mercados prioritários e desenvolvemos novas estratégias e produtos. Decidimos que não vamos mais vender São Luís apenas como porta de entrada dos Lençóis Maranhenses e como um destino do Nordeste, mas sim do Norte. Apesar das belezas de nossas praias, não podemos competir os demais destinos da região nesse quesito, por isso decidimos priorizar os aspectos culturais, históricos e gastronômicos de São Luís e posicioná-la como um destino da região Norte”, explica.
As ações de marketing do plano que incluem divulgação promocional, sensibilização da cadeia produtiva de São Luís e promoção nos principais mercados emissores, foram divididas em três macroprogramas, selecionados a partir das necessidades levantadas por uma análise do panorama turístico da cidade. São eles: Identidade turística; Sensibilização e Promoção; e Monitoramento. “Iremos priorizar nossos sete principais mercados emissores, que são aqueles com os quais a cidade dispõe de voos diretos – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Teresina, Belém e Teresina”, afirma Macatrão.
Segundo o secretário, a malha aérea da cidade deve aumentar em breve. “No dia 28 de outubro a Azul irá inaugurar um novo voo ligando São Luís a Recife e estamos estudando uma nova operação com a companhia para Salvador”, conta. “Em relação ao mercado internacional estamos negociando um voo entre Itália, Portugal e São Luís”, revela sem, no entanto informar com qual companhia as negociações está sendo travada.
O plano de marketing incluiu também a criação de uma nova marca turística do destino, resultado de um concurso público promovido pelo município em parceria com o consórcio Maquina da Notícia – Chias Marketing.
O lançamento do plano de marketing contou com a presença do presidente da Embratur, Flavio Dino, que destacou a importância da ação para o turismo de São Luís. “Estamos vivendo um momento que demanda este tipo de atuação, tanto pelos 400 anos da cidade, comemorado no ano que vem, quanto pela grande exposição mundial do país”, declarou.

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