UFI Global Barometer fornece atualizações sobre o “retorno” da indústria de feiras
A UFI, Associação Global da Indústria de Exposições, lançou a última edição de sua principal pesquisa, o Global Barometer, que mede o pulso da indústria de feiras de negócios no mundo.
Esta última edição da pesquisa semestral do setor da UFI foi concluída em junho de 2022 e inclui dados de 366 empresas em 57 países e regiões.
O estudo também inclui perspectivas e análises para 23 países e regiões foco – Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Arábia Saudita, Cingapura, África do Sul, Coreia, Espanha, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA – bem como cinco zonas regionais agregadas adicionais.
Os resultados destacam o ritmo acelerado da recuperação do setor em 2022, após o impacto contínuo do COVID-19 ao longo de 2021.
O setor está se recuperando rapidamente e as receitas para o primeiro semestre de 2023 devem atingir 87% dos níveis comparáveis de 2019 (observando que 2019 foi o ano recorde do setor até o momento).
Em termos de operações, cerca de seis em cada dez empresas estão relatando “atividade normal” – acima de apenas três em dez, seis meses atrás.
Até o final do ano, sete em cada dez empresas esperam operar em níveis normais, enquanto apenas cerca de 5% das empresas ainda esperam ter “nenhuma atividade” a partir de setembro de 2022.
Quando questionadas sobre quais elementos são mais cruciais para apoiar o “retorno” das exposições, seis em cada dez empresas selecionaram “Remoção das atuais restrições de viagem” e “Prontidão das empresas expositoras e visitantes para participar novamente”.
Os dois próximos drivers mais influentes são “Pacotes de incentivo financeiro (levando a redução de custos para os expositores)” e “Levantamento das políticas públicas atuais que se aplicam localmente às exposições”, mencionados por quatro em dez e três em dez empresas, respectivamente.
Em termos de lucros operacionais de 2022, 25% das empresas em todo o mundo esperam uma perda ou uma redução de mais de 50% em comparação com os níveis de 2019.
No geral, 73% das empresas não receberam apoio financeiro público durante a pandemia e, para a maioria das que o fizeram, a ajuda pública financeira representou menos de 10% de seus custos totais.
As questões de negócios mais prementes refletem como o setor está agora se concentrando nos desafios e oportunidades pós-pandemia.
“Desafios de gestão interna” (destacados por 20% dos inquiridos), “Impacto da digitalização” (17%) e “Concorrência com outros meios” (15%) são os mais comuns.
Enquanto isso, o “Impacto da pandemia de COVID-19 nos negócios” passou de questão empresarial mais premente para a sexta questão mais premente (uma queda de 19% para 11%), em comparação com a edição anterior do Barômetro.
“A recuperação das exposições em todo o mundo entrou em sua próxima fase, e os níveis pré-COVID estarão ao alcance já no próximo ano em alguns mercados”, diz Kai Hattendorf, CEO da UFI.
“À medida que o setor gerencia essa incrível recuperação, também está lidando com desafios significativos demão de obra e trabalhando para aplicar os principais aprendizados da pandemia em torno da digitalização de eventos e serviços em seu modelo de negócios”, finaliza.
FUNCIONAMENTO: REABERTURA DE EXPOSIÇÕES
Espanha, Turquia e Reino Unido, na Europa, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, e Austrália e Brasil destacam-se como mercados onde a maioria das empresas voltou aos níveis normais de atividade no início de 2022.
Globalmente, a maioria dos mercados atingiu este ponto em março de 2022.
Notavelmente, a Ásia, como região, só atingiu esse ponto em maio (com a China não esperando chegar a esse ponto até outubro e para Hong Kong não até o próximo ano).
VOLUME DE NEGÓCIOS, LUCROS OPERACIONAIS E APOIO FINANCEIRO PÚBLICO
Globalmente, e em média, as empresas viram um aumento significativo no seu volume de negócios em 2022, que agora representa 73% dos níveis de 2019.
Eles também projetam que isso aumente para 87%, usando a mesma linha de base para o primeiro semestre de 2023.
Muitos países têm um desempenho bem acima da média. Em particular:
– Para as receitas de 2022, Reino Unido (89% dos níveis de 2019), Itália (86%), Arábia Saudita (85%), Turquia e Coreia do Sul (82%) e Japão (80%) Em contraste são os resultados de Hong Kong ( 34% dos níveis de 2019), China e África do Sul (ambos com 57%) e Malásia (59%)
– Para receitas projetadas para o primeiro semestre de 2023, a maioria dos mercados espera pelo menos 75% dos níveis de 2019, com apenas Hong Kong (58%) China (69%) e África do Sul (72%) esperando níveis mais baixos.
Em termos de lucro operacional para 2022, 10% das empresas em todo o mundo esperam uma perda e 15% esperam uma redução de mais de 50% em relação aos níveis de 2019.
Várias regiões incluem países com uma proporção de empresas acima da média que prevê perdas em 2022. Em particular:
– Brasil (13%) na América Central e do Sul
– Alemanha (15%) e Itália (13%) na Europa
– Austrália (14%), China (21%), Hong Kong (20%), Índia (17%), Cingapura (20%), Coréia do Sul (11%) e Tailândia (40%) na Ásia-Pacífico.
RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Globalmente, 69% das empresas estão atualmente em processo de recrutamento de mais funcionários, com 62% enfrentando dificuldades para encontrar candidatos adequados.
Em todas as regiões, a maioria das empresas está atualmente recrutando mais pessoal. A China é o único país onde a maioria das empresas não estão recreutando.
Os resultados completos podem ser baixados em www.ufi.org/research . A próxima pesquisa será realizada em dezembro de 2022.
Fonte: Portal Radar