Setor de viagens corporativas deve se recuperar totalmente até 2024
A recuperação do setor de viagens corporativas em 2021 prosseguiu em um ritmo mais lento e mais cauteloso do que o esperado há um ano. Entretanto, espera-se que os gastos globais com viagens corporativas aumentem em 2022, com recuperação total prevista para 2024 – encerrando o ano no ritmo dos gastos pré-pandemia de 2019 de US$ 1,4 trilhão, e um ano antes do previsto anteriormente.
Esses dados são da Global Business Travel Association (GBTA), a maior associação de viagens de negócios do mundo, que divulgou no final do ano passado os resultados dos mais recentes índices de viagens corporativas – o BTI™ Outlook .
O relatório fornece uma análise detalhada das viagens corporativas em 2021 com projeções para 2022, incluindo previsões de recuperação pós-COVID-19.
Em sua 13ª edição, o BTI Outlook é um estudo anual exaustivo sobre gastos e crescimento em viagens de negócios, abrangendo 73 países em 44 setores. Novas adições pela primeira vez este ano incluem insights de pesquisas de executivos financeiros seniores globais, bem como viajantes de negócios.
Previsões e destaques de análise do último BTI Outlook:
A atividade global de viagens corporativas começou a se recuperar da forte desaceleração provocada pela pandemia do COVID-19. Depois de cair 53,8% em 2020 para US$ 661 bilhões, espera-se que os gastos globais tenham se recuperado 14% em 2021, para US$ 754 bilhões. Isso foi mais lento do que o previsto no relatório BTI Outlook anterior da GBTA, publicado em fevereiro de 2021.
Apesar dos reveses na recuperação em 2021, espera-se um aumento ano a ano de 38% em 2022, à medida que a recuperação e a demanda reprimida aceleram, trazendo os gastos globais com viagens corporativas de volta a mais de US$ 1 trilhão.
A recuperação continuará em 2023, com os gastos globais aumentando 23% ano a ano, à medida que mais viagens internacionais e em grupo voltam a acontecer.
Até 2024, as viagens de negócios globais deverão ter uma recuperação completa, encerrando o ano em US$ 1,48 trilhão ou um pouco acima dos gastos pré-pandemia de 2019 de US$ 1,4 trilhão.
Em 2025, prevê-se que o crescimento global de viagens corporativas diminua para 4,3% – um pouco abaixo da taxa média de crescimento de 5,1% em 10 anos até 2020 – encerrando o ano em US$ 1,5 trilhão.
No entanto, ameaças e interrupções persistentes relacionadas ao COVID, tensões na cadeia de suprimentos, escassez de mão de obra, inflação crescente, aumento de custos e recuperação atrasada nos mercados asiáticos são apenas alguns dos riscos para a recuperação contínua no alvo.
Além disso, ainda não foram determinados os impactos potenciais de fatores emergentes, incluindo ampla adoção de modelos de trabalho remoto, cortes de longo prazo ou eliminação de viagens corporativas e volume de viagens, e o aumento do foco em práticas e políticas de sustentabilidade para viagens corporativas.
“De todos os anos em que emitimos a previsão do BTI Outlook, este foi o mais esperado e não é surpresa”, disse Suzanne Neufang, CEO da GBTA.
“O setor de viagens corporativas reconhece que existem fatores relacionados ao COVID-19 e além, que podem afetar o caminho a seguir nos próximos anos. No entanto, há otimismo geral à medida que a indústria, empresas e viajantes em todo o mundo se inclinam para a recuperação e o tão necessário retorno às viagens corporativas”.
Ademais, outras descobertas importantes do BTI Outlook da GBTA incluem a análise dos desafios de 2021 para o setor de viagens corporativas, bem como as perspectivas de recuperação em 2025.
Viagens corporativas enfrentaram ventos contrários em 2021
A recuperação global de viagens corporativas que começou no final de 2020 atingiu um bom número de solavancos em 2021. Surtos de pandemia, introduções de variantes, taxas de vacinação desiguais e desafios crescentes na cadeia de suprimentos afetaram as expectativas de crescimento previstas anteriormente .
A América do Norte liderou a recuperação, os EUA em particular, recuperando 27% em 2021. Os mercados de viagens corporativas na América Latina, Oriente Médio e África (MEA) e Ásia-Pacífico (APAC) cresceram de 15% a 20% em 2021.
Os mercados europeus ficaram para trás em 2021. Espera-se que a Europa emergente ganhe apenas 10% e, para a região da Europa Ocidental, as despesas com viagens corporativas para 2021 devem cair 3,8% em relação aos níveis de 2020. Isso decorre do baixo desempenho do início do ano, mas com o recente ressurgimento, a demanda por viagens de negócios na região deve superar a maioria das outras partes do mundo, exceto quaisquer contratempos relacionados ao COVID.
A recuperação na Ásia-Pacífico tem sido mais lenta, devido ao atraso na reabertura das fronteiras e à alta dependência de viagens internacionais de negócios. O crescimento esperado da China foi rebaixado no ano passado devido a desafios impostos por questões financeiras e outras que podem sinalizar riscos maiores.
As viagens corporativas na América Latina estão tendo um desempenho relativamente melhor em termos de porcentagens — reconhecendo que os volumes variam significativamente entre as regiões globais —, impulsionadas por menos restrições governamentais e pelo desejo e confiança dos viajantes de retornar às viagens de negócios. No entanto, o aumento da dívida pública e das taxas de juros, classificações de crédito em declínio e taxas de vacinação mais baixas podem representar ameaças futuras para as viagens corporativas na América Latina.
Gastos totais com viagens corporativas:
A recuperação de viagens de negócios também varia de acordo com o setor. Os serviços profissionais e empresariais e o imobiliário têm sido resilientes, enquanto o comércio tem sido desafiado. Os serviços de hospedagem e alimentação, artes, entretenimento e recreação e comércio varejista, que foram significativamente impactados durante a pandemia, devem se recuperar acentuadamente durante o período de previsão.
Vista do C-Suite
Em uma pesquisa com 40 CFOs na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa, 70% acreditam que em 2022 a economia geral de seu país seria melhor ou muito melhor do que em 2021.
Cerca de metade (52%) dos entrevistados relataram esperar que os gastos com viagens corporativas de sua empresa atinjam os níveis de 2019 em 2022.
Quando questionados sobre a importância das viagens corporativas para sua empresa, os CFOs sentiram que as principais razões de retorno sobre o investimento para viagens corporativas são vendas e desenvolvimento de negócios (68%), planejamento e estratégia de negócios internos (50%), gerenciamento de contas de clientes (48 %) e treinamento e desenvolvimento de funcionários (48%).
Os viajantes de negócios estão prontos e dispostos
Entre 400 viajantes de negócios globais pesquisados, 86% relatam que precisam viajar para atingir suas metas de negócios.
A maioria (81%) acredita que seu volume de viagens corporativas domésticas será maior ou equivalente em 2022 do que era antes da pandemia.
Mais da metade (54%) sente falta de viajar e espera viajar com mais frequência no futuro. No entanto, 43% não se importariam de viajar menos no futuro, independentemente de indicarem que sentem falta ou não.
Quatro em cada cinco (81%) dos viajantes de negócios dizem que sua empresa exige vacinas para viagens e reuniões presenciais.
Desafios para o ritmo de recuperação
Espera-se que o crescimento do PIB global atinja 5,8% em 2021 e 4,2% em 2022. Caso outra onda de COVID se materialize, a China desacelere ainda mais e/ou a escassez de energia se intensifique, mais revisões para baixo podem ser necessárias.
O BTI Outlook descreve quatro condições necessárias para a recuperação total nas viagens de negócios globais:
1) o esforço global de vacinação;
2) a política nacional de viagens;
3) o sentimento do viajante de negócios;
4) a política de gerenciamento de viagens corporativas.
A recuperação continua altamente dependente do lançamento da vacina, do retorno dos funcionários ao escritório e da normalização das políticas de viagem nos níveis nacional e corporativo.
Os gerentes de viagens também enfrentarão o desafio de conciliar o dever de cuidado com custos crescentes, prioridades de sustentabilidade e novas considerações sobre o ROI das viagens corporativas.
Esse estudo foi realizado em parceria entre GBTA e a Rockport Analytics, uma empresa de pesquisa e consultoria analítica, e viabilizada pela HRS .
Fonte: GBTA