Pernambuco concederá selo internacional a municípios seguros
Desde 2020, Pernambuco conta com a chancela do World Travel & Tourism Council (WTTC) graças à criação dos 13 protocolos sanitários para o Turismo local e do Selo Turismo Seguro, criado em 2020 pela Setur-PE e a Empetur. Agora, as entidades citadas concederão o Selo Internacional Safe Travels aos municípios que tiverem pelo menos 10% dos seus estabelecimentos turísticos com o Selo Turismo Seguro, entre outras exigências.
A medida visa elevar a qualidade dos serviços oferecidos por cada destino turístico e habilitá-los como seguros para visitação, por manterem a vigilância às normas sanitárias determinadas pelo Governo do Estado. Como o Estado é embaixador do Safe Travel, ele pode dar a distinção para empresas e equipamentos de Turismo locais. Assim, os municípios também vão poder receber a distinção internacional.
Entre as exigências que os municípios deverão atender, estão:
a participação de ao menos 10% dos estabelecimentos da localidade no Selo Turismo Seguro;
manter regularidade na fiscalização dos serviços e equipamentos pela Vigilância Sanitária local;
possuir no mínimo 20% das empresas locais voltadas ao segmento registradas no Cadastur, entre outros pontos.
“O Selo Safe Travels é uma chancela internacional conquistada pelo Governo de Pernambuco em 2020 e oferece maior conforto aos nossos turistas. Agora, os municípios também vão poder ser agraciados, fazendo com que os visitantes que chegam a cada localidade saibam que ela está capacitada para recebê-los com segurança. A iniciativa gera uma relação de confiança entre todos os participantes: turistas, trade turístico e os representantes públicos”, destacou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Todos os detalhes de como proceder para solicitar o Safe Travel, requisitos necessários e a ficha para solicitar o selo estão no site da Setur. Os gestores municipais podem ainda encaminhar e-mail para [email protected] e solicitar o formulário. A partir da aprovação, o selo terá um ano de validade para uso por parte do município, ficando pendente a renovação após esse período.
Ao aderirem ao Safe Travels, os destinos devem cumprir o termo de compromisso voluntário que sugere a implantação dos protocolos de segurança do Selo Turismo Seguro, aumentar o número de estabelecimentos locais no Cadastur e no Selo, além de utilizar materiais promocionais da campanha “Pernambuco Seguro” em suas redes sociais e no site dos municípios.
Fonte: Panrotas