Cases do Programa de Qualidade ABEOC Brasil: Levitatur

Confiante de que está no caminho certo em sua atuação no mercado de turismo, focado na logística de viagens a lazer, corporativo e eventos, a Levitatur Viagens e Turismo absorveu positivamente as orientações recebidas no Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE e, desde então, vem realizando uma série de investimentos e melhorias na gestão da empresa para confirmar sua excelência com o Selo de Qualidade ABEOC Brasil. Ampliou a infraestrutura, contratou novos profissionais, capacitou a equipe e ainda incrementou o uso de tecnologias para otimizar a produtividade da empresa.

Levitatur: um time focado em excelência no atendimento ao cliente.

Foram tantos os progressos a partir do Programa, que o sócio-proprietário Terlange Souza considera que “o mais importante em todo este processo está sendo a série de melhorias conquistadas pela empresa na busca pela certificação ABEOC Brasil. O selo de qualidade será a comprovação de que estamos realizando um bom trabalho, sempre empenhados a melhorar”.
Souza e equipe recebendo Prêmio Caio 2013

Reconhecidos em 2013 com os títulos Jacaré de Ouro e de Bronze, na categoria Destination Management Company, pelo Prêmio Caio – mais importante acontecimento de incentivo e valorização para empresas e profissionais da indústria de eventos e turismo do país –, a Levitatur está ciente dos méritos que acumula e dos desafios que ainda estão por vir. Por isto conta com uma competente e experiente equipe, a qual estima e encoraja.
A partir da apreciação do modelo de gestão, um dos quesitos mais considerados no Programa de Qualidade ABEOC Brasil, a diretoria decidiu reestruturar o organograma de toda a empresa, começando pela própria administração. “Analisamos departamentos, cargos, funções e colaboradores. Fizemos adequações e contratações. Após estas alterações, partimos para a qualificação, agendando treinamentos constantes, internos e externos. O resultado? Hoje nossos funcionários compreendem melhor a composição da equipe e estão mais instruídos para atender nossos clientes com precisão e know-how”, enfatiza Souza.
Para aprimorar a comunicação entre o time da Levitatur, passaram a ser realizadas reuniões pós-evento com o objetivo de agregar sugestões e motivar a equipe. Também foram elaboradas campanhas para incentivar o feedback dos clientes por meio das plataformas digitais. Inclusive, os clientes podem participar de todo o processo de organização de eventos e viagens através de relatórios online, no qual são descritos com transparência o passo a passo dos serviços prestados pela empresa.
Também para integrar os colaboradores à logística de trabalho, todos receberam treinamento específico para operar a rede interna de compartilhamento de informações. O sistema gerencial acompanha a dinâmica de organização dos eventos e ainda compila os resultados da avaliação sobre as atividades da empresa. “A rede aumenta a produtividade de todos e ainda resulta na diminuição de impressões e, portanto, na economia de papel e outros materiais. Nosso foco é conter ainda mais a produção de resíduos”, afirma o sócio-proprietário.
Na estrutura física, novos ambientes estão sendo finalizados. O departamento financeiro ganhará uma sala ainda maior e os colaboradores serão presenteados com um novo espaço de lazer e integração. O escritório conta ainda com servidor de última geração, internet de ponta e uma segunda opção de energia, para assegurar a continuidade dos trabalhos em caso de queda da eletricidade.
A Levitatur está há sete anos presente no mercado, sediada em São Paulo, com abrangência nacional e internacional. É especializada em congressos, feiras, eventos corporativos, viagens de incentivo, a negócios e lazer. Conserva relacionamento estreito e consolidado com empreendimentos hoteleiros, companhias aéreas, guias, operadoras, locadoras de veículos, centros de convenções, transportadoras e diversos outros prestadores de serviços no Brasil e no mundo.

Programa de Qualidade ABEOC BRASIL e SEBRAE

A Levitatur é uma das mais de duzentas empresas que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos, uma parceria com o SEBRAE nacional e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). O Programa oferece uma série estruturada de oficinas e palestras de capacitação, além de consultoria direta para aprimoramento da gestão. O lançamento nacional foi realizado em março de 2013. Após o módulo de capacitação, o Programa também prevê a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, a partir de agosto de 2014, com auditorias da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Este case faz parte da série “Cases de Qualidade” que está apresentando exemplos de melhorias e avanços obtidos por algumas das 243 empresas de 12 Estados que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE.

Galeria de Fotos