Gastronomia brasileira e o Rio de Janeiro ganham destaque na mídia britânica
O Brasil e seu diversificado potencial turístico tiveram destaque na mídia internacional essa semana. O tradicional jornal inglês, The Telegraph, publicou reportagens que enaltecem o Rio de Janeiro como destino turístico e que destacam a gastronomia brasileira, um dos itens com melhor avaliação entre os turistas internacionais que visitam o país anualmente, como um diferencial competitivo.
O jornal britânico, fundado em 1855, definiu a experiência com a culinária nacional como um ‘caleidoscópio de novos e fabulosos momentos gastronômicos’. Segundo a matéria, a gastronomia brasileira é reflexo de ‘um caldeirão de heranças indígenas, africanas e europeias, com produtos extraordinários’. A publicação destacou as frutas brasileiras, como acerola, cupuaçu e jabuticaba, além de pratos típicos como a Tapioca e a Moqueca, além de temperos exóticos como o azeite de dendê.
A presidente da Embratur, Teté Bezerra acredita que o potencial gastronômico brasileiro, aliado aos recursos naturais e culturais colocam o Rio de Janeiro, assim como outros destinos nacionais, no patamar de grandes cidades turísticas ao redor do mundo.
Segundo ela, as notícias veiculadas são importantes para a divulgação de toda a diversidade de produtos turísticos que o Brasil oferece, especialmente em importantes mercados emissores de turistas, como o Reino Unido. Teté Bezerra lembra que, a partir de março deste ano, mais turistas ingleses poderão visitar o Brasil, com o início da operação da companhia aérea de baixo custo, Norwegian Air.
“Contribuir para a ampliação da conectividade aérea é uma das prioridades da Embratur. Com mais voos e preços mais acessíveis, é possível reduzir o custo Brasil e atrair mais turistas internacionais e estimular o ingresso de divisas no país”, afirma. A rota do aeroporto londrino de Gatwick para o Rio de Janeiro terá quatro frequências semanais da empresa norueguesa: segundas, quartas, sextas-feiras e aos domingos.
A Norwegian é a terceira maior entre as aéreas de baixo custo da Europa, conhecidas como low-cost. Além do Brasil, a companhia oferece uma rede crescente de voos de longa distância entre Londres e 12 destinos nos Estados Unidos e na Argentina.
RIO DE JANEIRO
O jornal The Telegraph produziu também uma matéria sobre uma das principais portas de entrada para turistas internacionais no Brasil – o Rio de Janeiro. A matéria apresenta 13 coisas incríveis, e gratuitas, para se fazer na “Cidade Maravilhosa”.
O texto destaca a palavra ‘democrática’ como um conceito fundamental na composição cultural do Rio de Janeiro e traz opções diversas de lazer, tanto apreciando as belezas naturais, como os aspectos culturais. Entre os locais a publicação cita o centro da cidade, com destaque para a Lapa, o Jardim Botânico e o Parque Lages, bares e restaurantes, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Hipódromo da Gávea, a Catedral Metropolitana, a Biblioteca Nacional e outros.
Fonte: Embratur