I Seminário do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul

[Por Observatório do Turismo , 30/09/2014]

O I Seminário do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul ocorre no próximo dia 16 de outubro no Auditório Oscar Machado do IPA em Porto Alegre. O evento tem início as 8h30min e segue até as 18h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site.

O que é?

O Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul é um espaço para a coleta e produção de informações, análises e discussão sobre o desenvolvimento e a evolução do turismo gaúcho. É uma importante ferramenta estratégica de planejamento, estruturação e promoção da atividade turística, contribuindo diretamente para a formulação de diretrizes que visem à maximização dos resultados do setor. Sua constituição atende aos preceitos do Plano de Desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul 2012 – 2015, destacando os Desafios 1 e 3:

 

Desafio 1 : Implantar o Sistema de Gestão do Turismo

no Rio Grande do Sul.

1.4 Núcleo de Estudos e Pesquisas do Turismo

1.5 Sistema de Monitoramento do Turismo

Desafio 3 : Aumentar a Competitividade das

Microrregiões Turísticas do Rio Grande do Sul.

3.5 Índice de Competitividade do Turismo do Rio

Grande do Sul

Para que?

O principal objetivo do Observatório é contribuir para o desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Sul, por meio da disseminação de dados e informações que possam auxiliar o monitoramento do setor, o processo de tomada de decisão de gestores públicos e investidores privados na atividade turística no Estado.

O que faz?

O Observatório é um espaço de formulação, elaboração e proposição de novas políticas públicas para desenvolver o turismo de forma sustentável, criando uma rede de informações articulada, capaz de observar e analisar o crescimento e a competitividade do segmento e formular propostas inovadoras de investimento na atividade turística no Rio Grande do Sul.

Como faz?

Constitui estudos, pesquisas e análises para divulgação em publicações periódicas impressas e online que apresentem resultados sobre a oferta, a demanda e o consumo do turismo.

Dois principais elementos da constituição do Observatório são o Painel de Indicadores e o Índice de Competitividade dos Destinos Turísticos. O Painel de Indicadores é o instrumento de mensuração da atividade turística no Estado. O Índice é o resultado da análise de variáveis que permitem conhecer a conjuntura dos municípios a partir de 13 dimensões que demonstram a noção de eficiência para se promover e receber turistas concomitante à geração de riquezas e benefícios sociais.

 

 

Quem faz?

A SETUR RS e o CONETUR, com o apoio de entidades públicas e privadas com potencial de contribuição às atividades específicas do Observatório.

 

Como comunica?

Por meio do site www.setur.rs.gov.br, publicações periódicas impressas e digitais, além da newsletter da Secretaria.

 

Para quem?

Os gestores públicos e privados, profissionais, estudantes e demais interessados na atividade turística.

Como contatar?

Através do e-mail observatorio@turismo.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3288-5429.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *