Brasil fortalece participação na diretoria da COCAL

Em Assembleia Geral realizada no dia da abertura do 31º Congresso da COCAL – Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (11/03), foi eleita a nova diretoria da COCAL para o período 2014 – 2016, com a guatemalteca Alisson Batres na presidência e duas representantes brasileiras, a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires, como vice-presidente segunda, e a presidente da ABEOC Brasil – RS, Ana Cláudia Bittencourt, como suplente.

Na gestão anterior o Brasil participava como pro-secretário, e agora passa a ocupar uma vice-presidência, além do cargo de “vocal primeiro” (suplente). A ex-presidente Bertha Garcia Sanchez, que comandou a Federação de 2010 à 2014, assumiu um posto na Comissão de Ética.
Em sua participação na Assembléia Geral, Anita Pires citou o desafio de receber o próximo evento da COCAL, de 4 a 7 de março, em Florianópolis, e compartilhou com os representantes de nove países a experiência brasileira de qualificação e certificação de empresas de eventos, o Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o Sebrae. “Ampliar a capacitação e fortalecer a qualificação do setor é um dos objetivos da ABEOC Brasil e da COCAL”, explica.
Bertha Garcia acrescenta que para a COCAL a capacitação é a melhor ferramenta de profissionalização e competitividade. Já Alisson Batres destacou a importância para a Federação de promover a América Latina como destino qualificado para a realização de reuniões e eventos internacionais.

Mudanças no Estatuto

A Assembleia da COCAL aprovou algumas mudanças no estatuto da entidade com o objetivo de fortalecimento da instituição. Agora a área de abrangência foi expandida para as três Américas, passando a incluir a América do Norte. Foi criada a figura do sócio universitário, para incluir organizações acadêmicas, e os sócios aderentes passam a ter direito a “voz e voto” nas Assembleias, além de poderem participar do “Comite Directivo”.
“Nosso objetivo é promover a maior inclusão possível e representativa de todos os órgãos desta indústria da América Latina”, resume a presidente Alisson Batres, a primeira guatemalteca a ocupar o cargo máximo da COCAL nos 31 anos da entidade.

Compensação de CO2

Com o tema “Sustentabilide nos Eventos e a Prática de todos os envolvidos”, além de palestras sobre o tema, o Congresso da COCAL através da diretoria da entidade realizou a plantação de árvores para a compensação do CO2 emitido no evento. As mudas foram plantadas na fazenda Finca Filadélfia.

Sobre a COCAL

A COCAL foi criada em 1985 como uma associação sem fins lucrativos composta de Organizadores Profissionais de Congressos (PCO) na América Latina e Península Ibérica, tendo como principais objetivos da unir os esforços dos países da região para melhorar o desempenho da indústria de eventos na América Latina, Portugal e Espanha, representando os seus membros internacionalmente, estabelecendo relações de cooperação mútua entre os seus membros, alcançando acordos, atividades com foco no desenvolvimento da indústria, promovendo e protegendo os princípios da ética profissional e comercial.
A COCAL tem um papel importante na formação educacional dos organizadores de eventos, através da realização do seminário anual, onde seus membros são chamados a discutir temas atuais e relevantes do setor, além de serem apresentados aos trabalhos desenvolvidos pela Federação.

“Comité Directivo” da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da America Latina (COCAL) – 2014 – 2016

Presidente – Alisson Batres (Guatemala)
Vice-presidente Primeiro – Rafael Hernández (México)
Vice-presidente Segunda – Anita Pires (Brasil)
Secretário – Pablo Weil (Argentina)
Pro Secretário –Elia Gonzalo (Venezuela)
Tesoureira – Graciela Sánchez (Uruguay)
Suplente – Ana Claudia Bittencourt (Brasil)
Suplente – Gustavo Curto (Argentina)
Comissão Revisora de Contas
Miguel Ocque (Venezuela)
Yamileth Rivera, (Honduras)
Silvana Biagiotti, (Argentina)
Comissão de Ética
Bertha García Sánchez (Venezuela)
Claudio Sances (Chile)
Luis Ricardo Martínez (Panamá)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *