Setor de turismo se rende à tecnologia e cresce apesar da crise
[Hôtelier News, 09/11/2017]
O mercado de turismo é um dos poucos que, mesmo diante da crise econômica, conseguiu atingir uma boa porcentagem de crescimento. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), apenas no segundo semestre de 2017 o setor cresceu 10,1%.
Um dos recursos que ajuda a manter esse mercado aquecido é a tecnologia. Assim sendo, Fabio Camara, CEO da FCamara – empresa brasileira que transforma problemas de TI em soluções, listou as quatro principais melhorias em tecnologia, utilizadas por grandes players do mercado. São elas:
Implementação de plataformas CRM
O relacionamento com o cliente é um dos aspectos principais para otimizar as vendas em turismo, uma vez que é considerado um diferencial na decisão de compra. A implementação de plataformas CRM (Costumer Relationship Management) é a aposta para facilitar a gestão de relacionamento com o consumidor, pois permite automatizar os processos de pós-venda, por exemplo. O uso dessa plataforma melhora a aplicação das estratégias, o que se reflete nos lucros.
Integração entre sistemas e plataformas
Outra prática comum no setor de turismo é a venda em multiplataformas. O que aumenta o número de transações, ao mesmo tempo, também pode trazer prejuízos financeiros. A integração entre o sistema da empresa e as outras plataformas de venda é a aposta para evitar dores de cabeça com falhas nas informações sobre o serviço, atualizações sobre o pacote, preços, entre outros.
Sistemas internos mais rápidos e eficazes
A lentidão de sistemas internos ocasiona a perda de vendas e demanda mais investimento de tempo dos funcionários. Por este motivo, as empresas estão investindo em equipes de TI para realizar melhorias e tornar os sistemas internos mais rápidos e eficazes.
Melhorar a experiência de compra
Transformar problemas do negócio em produtos é uma saída que, além de trazer inovação para a empresa, aumenta o leque de serviços oferecidos. “Já desenvolvemos para grandes players do segmento produtos para melhorar a experiência de compra e aumentar o ticket médio, como guias de viagem e plataformas para otimizar a venda de atrações, como ingressos e passeios. A vantagem desse tipo de solução é que transformamos um problema de venda em apps e plataformas que ajudam o cliente a comprar melhor”, explica Camara.
Os produtos são desenvolvidos por meio da prática de atuação chamada Orange Teams, criada pela FCamara. Os problemas apontados pela empresa de turismo são analisados pelo time de TI, passando pelos processos de ideação, construção e aplicação de Growth Hacking no produto gerado como resultado final. O método aumenta em 66% as chances de sucesso desse tipo de projeto.