Calendário de eventos da cidade começará a correr o mundo em outubro
[O Globo, 26/09/2017]
A ofensiva de autoridades das três esferas de governo e de empresários para alavancar o turismo como um dos meios para tirar a cidade da crise econômica e de segurança avançará rumo ao mercado internacional. O calendário de eventos ‘Rio de Janeiro a Janeiro’, lançado no último domingo, no Parque Olímpico, passará a correr o mundo já na primeira quinzena do mês que vem. Ele será o protogonista do Rio nas feiras das quais a Embratur vai participar, a começar pela Imex América, em Las Vegas (Estados Unidos), programada para 10, 11 e 12 de outubro. Logo no dia seguinte, chegará à FITPAR, em Assunção, no Paraguai, que se estenderá até 15 de outubro. Ainda na América Latina, em 28 de outubro a FIT desembarcará em Buenos Aires, na Argentina, onde fica até o dia 31.
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— Empresas que vendem o Brasil no exterior participam dessas feiras. Quanto mais divulgamos nossos destinos, quanto mais negociações de mercado, mais chamamos a atenção para nossos destinos. O Rio e o seu calendário são prioridade da Embratur. Vamos fazer o barulho necessário para que montem pacotes levando em conta os eventos previstos no Rio de Janeiro a Janeiro — garante o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.
Em novembro, o Rio e seu calendário de eventos de cultura, esporte e negócios, serão destaques no estande da Embratur em outras duas feiras de turismo: a WTM, de Londres, no Reino Unido, a maior do mundo (de 6 a 8 de novembro); e a IBTM World, em Barcelona, na Espanha (de 28 a 30).
Visitas diárias no exterior
Os 13 escritórios da Embratur no exterior — na América do Sul, nos Estados Unidos, no Japão, na Rússia, na Alemanha, na Espanha, na França, na Itália, em Portugal e no Reino Unido —vão entrar na mesma vibe. Segundo Lummertz, todos receberão o calendário.
— Nossos funcionários no exterior vão fazer visitas diárias a agentes de viagem, operadores de turismo, companhias aéreas para apresentar o calendário. Vão bater de porta em porta — promete o presidente da Embratur.
Dos R$ 200 milhões que a União se comprometeu a investir na programação do Rio de Janeiro a Janeiro até o fim do ano que vem, R$ 50 milhões serão em propaganda, a cargo do Ministério do Turismo, dentro do Brasil, e da Embratur, no exterior. Os outros R$ 150 milhões serão em patrocínio de eventos por estatais e através de incentivos fiscais.
A produção da campanha publicitária, explica Lummertz, está no aguardo do descontingenciamento de recursos pelo presidente Michel Temer. Mas, diz ele, o novo calendário será “a espinha dorsal” da futura campanha, que terá como um dos focos países que passarão a ter visto eletrônico, como Estados Unidos, Canadá e Austrália.
— Turismo vive de novidades. E o que há de mais moderno para promoção do Rio é o calendário — afirma o ministro, acrescentando que a divulgação do calendário junto às agências digitais ficará para segunda etapa, por ser mais complexa.
O calendário para 2018 já tem 94 eventos de grande porte relacionados, entre novos e antigos que serão turbinados. Porém, incluindo os médios, soma cerca de 200. E ainda poderá ser engordado. Interessados poderão se inscrever seus projetos através do site do Ministério da Cultura. Caberá à Fundação Getulio Vargas (FGV) analisar cada um deles, a fim de verificar a capacidade de gerar retorno para a cidade. Pelos cálculos da FGV, o calendário divulgado anteontem, que soma R$ 1 bilhão em investimentos, tem capacidade para aumentar em 20% o número de turistas, gerando um impacto de R$ 6,1 bilhões na economia do estado e 170 mil empregos.
O primeiro evento do calendário será o réveillon 2017/2018. No entanto, o presidente da Riotur, Marcelo Alves, garante que a programação do réveillon começará antes, no dia 26 de dezembro. Segundo ele, entre 26 de dezembro e 6 de janeiro haverá eventos culturais, gastronômicos e esportivos, que ainda estão sendo fechados. Um deles é o Rio Bossa Nova, um festival para comemorar os cem anos do gênero musical, completados em 2017, com atividades na orla de Ipanema e Leblon. Uma exposição no Boulevard Olímpico e uma competição de Beach Tennis em Ipanema são outras possibilidades.
— Queremos emendar a programação do réveillon com a de carnaval — afirma Alves.
Réveillon: anúncio dia 9
O anúncio da programação completa de réveillon será dia 9 de outubro. E para garantir recursos para a festa da virada em Copacabana e em outros nove bairros, o dia 31 de dezembro está sendo tratado de forma separada.
No início de agosto, não apareceram empresas interessadas no primeiro chamamento de patrocinadores que quisessem comprar cotas, que totalizavam R$ 30 milhões, para os 12 dias de festa. A Riotur, então, lançou mão de outra estratégia. Através de licitação, escolherá, no dia 6 de outubro, a empresa que oferecer a melhor proposta para a virada em Copacabana, a partir de um caderno de encargos. Como aconteceu nos anos anteriores, essa empresa buscará patrocinadores e se encarregará de realizar o evento em Copacabana. Alguns custos, como o das balsas, ficarão com a prefeitura.
— Nove empresas pegaram o edital — informa Alves.
Para os outros nove palcos, no dia 31 de dezembro — em Barra da Tijuca, Flamengo, Ipanema, Ilha do Governador, Penha, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Paquetá e Piscinão de Ramos —, a Riotur repetiu a fórmula do chamamento de patrocinadores, que têm até 6 de outubro para apresentar as propostas. São três cotas de R$ 3 milhões cada.