Na contramão da crise, Natal Luz impulsiona economia de Gramado
[Por Jornal de Turismo, 05/12/2016]
Enquanto boa parte da programação natalina do país é cancelada devido a crise econômica – caso da famosa árvore de Natal na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, o Natal Luz de Gramado continua a apresentar números crescentes e que impressionam. A ocupação média dos três grandes espetáculos do Natal Luz em novembro já é 10% superior a igual período de 2015. A informação é do Diretor de Eventos da Gramadotur, Enzo Arns, que registra uma ocupação média de 74,3% nos três grandes espetáculos.
Para o Natal Luz deste ano, a Gramadotur adotou a estratégia de diminuir o número de espetáculos e aumentar em 20% a capacidade de ocupação dos espetáculos. Além disso, a realização de dois espetáculos (Grande Desfile e Natal Pelo Mundo) em um único local reduziu os custos. Com atitudes como essa, o custo por espectador baixou e foi possível reduzir o valor dos ingressos do Natal Pelo Mundo de R$ 165 para R$ 125, o que aumentou consideravelmente a ocupação do espetáculo.
Segundo o presidente da GramadoTur, João Pedro Till, 67,3% da previsão de venda de ingressos para essa edição do Natal já foi cumprida antes mesmo de novembro terminar. De uma previsão de 270,3 mil ingressos, já foram comercializados 182.078. O Grande Desfile de Natal lidera a preferência do público, com 81.743 tíquetes vendidos, seguido pelo espetáculo Eu Sou Maria, com 71.979 e do Natal Pelo Mundo com 28.356 ingressos. “Vários espetáculos já estão com 100% dos ingressos vendidos, e quem pretende visitar Gramado nas próximas semanas deve consultar o site oficial e as agências o quanto antes”, aconselha Till.
Mas como explicar este crescimento em plena crise? “No momento de crise a tendência do consumidor é buscar investimentos seguros. E Gramado é um investimento seguro”, afirma Enzo Arns. Ele também atribui o bom desempenho dos espetáculos ao acerto da edição de 2015, que celebrou os 30 anos do Natal Luz. “O público gostou e está retornando”, resume Arns.
Nos últimos três anos, período em que o Natal Luz foi realizado pela GramadoTur, que é autarquia municipal de turismo para gerir todos os grandes eventos, o Natal Luz é autossustentável e não necessita de recursos da Prefeitura. A autarquia chega a realizar mais de 150 licitações para o Natal Luz, sempre procurando unir qualidade e preço competitivo, e com o aval do Conselho Deliberativo, formado por nove membros, sendo seis representantes da iniciativa privada.
A rede hoteleira chega a registrar ocupação acima de 85% em dezembro. Além disso, a municipalidade, comemora os resultados da movimentação natalina, quando Gramado recebe cerca de 2,3 milhões de visitantes durante os 80 dias de programação, movimentando principalmente a hotelaria, gastronomia, comércio e parques temáticos.
Um levantamento feito pela secretária da Fazenda, Sônia Sperb Molon, revela que entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, período do último Natal Luz, Gramado arrecadou R$ 10,3 milhões de Imposto Sobre Serviços (ISS) e mais de R$ 5 milhões em ICMS. “É o período de maior arrecadação de tributos para Gramado, superando inclusive as férias de julho, outro período de alta temporada”, destaca Sônia Molon.