Trade turístico debate oportunidades de negócio no Rio Grande do Sul

[Por Embratur, 06/11/2015]
Começou, na noite desta quinta-feira (05), a 27ª edição do Festival de Turismo de Gramado. O diretor de Marketing da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Sérgio Flores, esteve presente na solenidade de abertura do evento e destacou a importância da feira para a organização do setor no estado e no País.
“Temos a visão de que o turismo brasileiro deve ser planejado de forma macro, considerando o impacto gerado na economia, política, cultura, história e na sociedade em geral. Por isso, pretendemos trabalhar cada vez mais em parceria com a iniciativa privada, potencializando os recursos públicos empregados nas ações do setor. Isso é o que buscamos para o turismo brasileiro”, destacou Flores.
Apontado pelos profissionais da área como a maior feira em geração de negócios turísticos da América Latina, o Festuris aposta em nichos de mercado, como os da sustentabilidade, acessibilidade, turismo religioso e gastronômico. A expectativa é reunir 14 mil pessoas nos dois dias da iniciativa, que contempla 2.500 expositores em 410 estandes.
Neste ano, a feira, que acontece até domingo (08), destaca a gastronomia como papel importante na divulgação e promoção turística. O Salão de Destinos Gastronômicos, um espaço exclusivo no festival, conta com a presença de chefs renomados, mestres cervejeiros, barristas e sommeliers, que serão desafiados a mostrar o que o Rio Grande do Sul – estado anfitrião do evento, tem a oferecer aos visitantes.
“O Festuris é uma feira abrangente e a cada ano mais internacional. Em 2015 teremos mais de 65 destinos internacionais. Nesta edição, queremos que os profissionais do Brasil e do exterior, que estão em Gramado, tenham a oportunidade de debater turismo, prospectar negócios e valorizar suas marcas”, disse Marta Rossi, uma das organizadoras do evento.
Além do espaço gastronômico, o Festuris apresenta uma novidade nesta edição: o aplicativo do evento que permite o escaneamento de cartão de visitas dos expositores. De acordo com a organizadora Marta Rossi, a ferramenta gera o armazenamento de contatos de forma instantânea, facilitando negócios e a segurança do arquivamento de networking durante a feira.
O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Lima, que participou da cerimônia de abertura, apresentará nesta sexta-feira (06) o painel “Os Desafios da Nova Conjuntura Econômica: Onde Estamos, Para Onde Vamos”. Além do secretário, representantes do trade turístico nacional, como Braztoa, ABRAT-GLS, ABEAR, ABREMAR, agentes de turismo e operadoras de viagem, e companhias aéreas, e internacional, marcaram presença na solenidade.
Gramado – De acordo com o prefeito da cidade, Nestor Tissot, Gramado recebe seis milhões de turistas por ano. Segundo Nestor, 85% da movimentação na economia da cidade vêm do turismo. “Receber vocês, os maiores especialistas no assunto, é uma honra muito grande. Vocês são responsáveis pelo setor, que está cada vez mais atuante na economia brasileira”, disse ele durante a abertura do evento.
Conhecida pelo tradicional Festival de Cinema e pelo Natal Luz, evento que acontece nos últimos meses do ano, Gramado sedia mais de 300 eventos anualmente. A cidade foi eleita este ano como o melhor destino de viagem do Brasil, no prêmio Traveler’s Choice do site TripAdvisor.