Caraguatatuba sedia o Fórum Brasileiro de Turismo

[Por  Brasil America Economia,  09/11/2015]
A cidade de Caraguatatuba, no litoral paulista, sediou no final de semana a 2ª edição do Fórum Brasileiro de Turismo. O evento discutiu o setor em uma extensa programação com debates, palestras e homenagens, além de contar com a presença de especialistas no âmbito, autoridades e convidados. Entre os temas em discussão, receberam destaque a importância do turismo para o desenvolvimento econômico e como estimular, movimentar e ampliar esta agenda nos municípios.
“O turismo cresce anualmente, carregando toda uma cadeia produtiva de vários setores da economia nacional. O Brasil é um pais vocacionado pela abundante oferta natural de opções entre as mais variadas de interesse mundial”, afirmou o presidente mundial do Global Council of Sales Marketing (GCSM), Agostinho Turbian.
O prefeito da cidade, Antônio Carlos da Silva, diz que tem por objetivo garantir que a cidade ofereça boas condições para moradores, visitantes e investidores. “Esse é um processo dinâmico. Precisamos de desenvolvimento para geração de emprego e renda. A nossa região toda é pouco frequentada pelo turista estrangeiro, e estamos fazendo esse evento hoje para que possamos trabalhar. Há boas oportunidades também para o turismo de eventos, porque temos dois centros para recebê-los”, diz. Silva cita ainda as políticas municipais de incentivo à construção, com isenção de impostos.
Presidente e fundadora da Blue Tree Hotels, Chieko Aoki também participou de um painel e deu uma palestra, em que destacou a importância da força de vontade para fazer com que o negócio dê certo. “É preciso ter persistência e força nos momentos de dificuldades”, salientou.
O presidente da DESENVOLVE-SP, Milton Luiz de Melo Santos, abriu as exposições e destacou a importância do evento para levar aos governos estadual e federal as propostas do setor. “Sabemos que o turismo tem um potencial gigantesco e que ainda não exploramos de forma profissional. Falta uma estratégia mais adequada para atrair o turista estrangeiro, que é infraestrutura e divulgação. Tenho certeza que geramos um papel de extrema qualidade que pode ajudar na geração de políticas mais adequadas para o nosso país”, afirmou.
O secretário de Turismo da cidade, André Procópio, lembrou que as obras nas rodovias vão melhorar o acesso. “Além disso, queremos o retorno dos cursos de turismo para a cidade e capacitar nossos jovens”, colocou.
O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, participou do evento e destacou que a vontade dos atores do Litoral Norte de explorar o turismo para incrementar a renda. “Vejo que estamos caminhando cada vez mais para ações integradas”, disse.
No sábado (07), houve a assinatura da Carta Caraguá, com a síntese do evento. O documento será entregue ao governador do Estado de São Paulo, Gerlado Alckmin e ao Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
O GCSM idealizou e realizou o Fórum Brasileiro de Turismo – Regional Litoral Norte de São Paulo, com co-realização da Prefeitura de Caraguatatuba e oferecimento da DESENVOLVE SP. Esta é a segunda edição do Fórum – a primeira aconteceu no dia 28 de agosto na cidade de Maceió, em Alagoas, e teve a presença do Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. O evento contou como media partners as revistas AméricaEconomia e The Winners, ambas da Editora Innsbruck.