Brasil deve receber 200 mil norte-americanos durante as Olimpíadas

[Por Portal Brasil, 28/10/2015]
Cerca de 200 mil turistas norte-americanos devem visitar o Brasil durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, disse a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, ao ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Eles estiveram reunidos nesta terça-feira (27), em Brasília. A conversa envolveu também a proposta brasileira de liberação de vistos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e o estímulo a visitas aos parques nacionais brasileiros.
Os norte-americanos são os turistas que mais tempo ficam no Brasil e os que mais gastam durante a viagem. No último ano, 600 mil turistas dos Estados Unidos vieram ao País. Liliana Ayalde disse que disponibilizará todos os canais existentes, no Brasil e nos Estados Unidos, para que os americanos tomem conhecimento das facilidades propostas pelo Brasil. “Para nós, procurar formas de facilitar o intercâmbio dos americanos viajarem ao Brasil e dos brasileiros viajarem aos Estados Unidos é uma prioridade”, afirmou.
“É uma oportunidade maravilhosa para os nossos cidadãos conhecerem mais o País. Não somente o que vai ser a experiência dos Jogos, mas também de conhecer o Brasil mais, viajar e aproveitar sua estada aqui para conhecer os mais diferentes pontos do País. Então, nesse sentido, acho que a reunião foi muito positiva”, disse a embaixadora.
O texto que propõe a liberação de vistos já foi aprovado na Câmara. O material prevê que uma portaria conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores; da Justiça e do Turismo poderá determinar a dispensa unilateral do visto de turista para entrada no País até 18 de setembro de 2016, com permanência de até 90 dias, improrrogáveis, a contar da data de primeira entrada em território nacional. O material ainda precisa ser apreciado pelo Senado para depois seguir para sanção presidencial.