Brasil concedeu 73.022 vistos de trabalho a estrangeiros no ano passado

[Por Business Travel, 01/02/2013]
O Brasil concedeu 73.022 autorizações de vistos de trabalho a estrangeiros no ano passado, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Desse total, 64.682 foram vistos temporários e 8.340 vistos permanentes. Os dados mostram que, nos últimos três anos, o número de profissionais estrangeiros com autorização temporária cresceu 137%. Segundo o Ministério, “esses profissionais são altamente qualificados e vêm ao Brasil exercer profissões nas áreas de gerência e supervisão de empresas”. As principais áreas de atuação são as de engenharia, tecnologia, análise de sistemas, petróleo e gás, construção civil e obras de infraestrutura.
Portugal, Espanha e China foram os países que mais obtiveram esses vistos. Em 2012, o número de vistos emitidos a portugueses cresceu 81% em comparação com 2011; para espanhóis, o crescimento foi de 53%; e para os chineses, de 24%. No grupo que recebeu visto permanente estão investidores pessoa física que vieram para o Brasil. De 2011 para 2012, cresceu 15% o número desses investidores, que – segundo o Ministério – fizeram no País R$ 286 milhões em investimentos. Também nos vistos permanentes, Portugal foi o país que mais obteve vistos, com aumento de mais de 100% em relação a 2011.
O Ministério do Trabalho afirma que um novo sistema de imigração mais ágil está sendo implementado para simplificar o processo de autorização de trabalhadores estrangeiros no Brasil. O sistema permitirá que todo o procedimento seja feito pela internet, com certificação digital. O objetivo é eliminar totalmente os documentos enviados em papel e reduzir o prazo de tramitação, que hoje dura em média 22 dias.