Turismo paulista é pauta na Assembleia Legislativa
[Por Jornal de Turismo, 07/08/2015]
O secretário de Turismo, Roberto de Lucena, participou na tarde desta quarta-feira (05/08), da Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a convite do seu presidente, deputado Itamar Borges (PMDB), e fez um balanço das ações da Pasta. O secretário enfatizou a importância de incluir o Turismo na agenda econômica do Estado de São Paulo e do País.
“O Turismo gera emprego e renda a um baixo custo. Em um momento em que a indústria desemprega e cada vez mais se robotiza, e o campo se mecaniza, substituindo mão-de-obra, está no setor de Serviços o ambiente estratégico para a geração de novos postos de trabalho e empregos qualificados.”
O Brasil é a 7ª Indústria do Turismo no Mundo, responsável por 8,4% dos empregos nacionais, contribuindo com US$ 205,6 bilhões para o PIB, superado apenas pelo agronegócio. Em 2012, mais de 2,9 milhões de pessoas atuavam no mercado de trabalho através do Turismo, no país, sendo que no Estado de São Paulo, o número de trabalhadores diretos no Turismo passou dos 930 mil, no mesmo ano. O secretário salientou que “a cada emprego direto gerado no Turismo, outros dois postos de trabalho são criados indiretamente.”
São Paulo possui 70 estâncias e terá mais 140 municípios de interesse turístico. Ou seja, são 210 municípios indutores do turismo, além da capital, uma força que consolida São Paulo como vanguarda no turismo nacional. Dos 30 destinos mais visitados no Brasil, 9 estão no Estado de São Paulo: a capital, Praia Grande, Guarujá, Ubatuba, Caraguatatuba, Itanhaém, Peruíbe e Aparecida.
“Estamos nos preparando para vermos São Paulo dar um salto ainda maior no setor. Mantivemos programas de sucesso, como: o “Sabor de São Paulo”, “Roda SP” e “Caminha SP”. E estamos desenvolvendo ações estratégicas, como: o “Gabinete Itinerante”, a “Caravana do Turismo” e o “Descubra São Paulo”, ações de promoção do Estado de São Paulo como destino turístico, além dos programas “Viaja São Paulo” e “Turismo do Bem-Estar””, exemplificou o secretário.
A Secretaria de Turismo também viabiliza estrutura auxiliar de apoio para as inúmeras festas e eventos e já atendeu a 68 municípios, através do PDTP – Programa de Desenvolvimento do Turismo Paulista.