Mercado de festas e cerimônias atingiu R$ 16,8 bi em 2014
[Por Investimentos e Notícias, 20/08/2015]
A Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA) divulgou no final de maio a mais recente pesquisa do setor, ‘O Mercado de Eventos Sociais: indicadores sobre a oferta e a demanda’, elaborada pela Data Popular. O estudo aponta que o mercado de festas e cerimônias cresceu nos últimos anos e estima-se que tenha atingido R$ 16,8 bilhões no ano passado.
Os casamentos já ultrapassaram a marca de um milhão por ano no País. A Região Sudeste foi responsável por metade dos gastos com festas e cerimônia, com R$ 8,6 bilhões, seguido pelo Nordeste (R$ 3 bilhões), Sul (R$ 2,9 bilhões), Centro-Oeste (R$ 1,3 bilhão) e Norte (R$ 1 bilhão).
Considerando a participação do consumo de São Paulo em comparação com o Brasil, o gasto com festas e cerimônias no Estado de São Paulo foi de R$ 4,8 bilhões e, na Capital, de R$ 1,4 bilhão em 2014.
Já a estimativa de gastos com festas e cerimônias para o Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, foi de R$ 1,7 bilhão, sendo que na Capital foi de R$ 800 milhões.
Já as faixas etárias que concentram o maior “potencial” de casamentos ocorrem na faixa entre os 20 e 39 anos, ou 75% dos matrimônios (1.580.000), de acordo com o levantamento que utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE.
Os solteiros nestas faixas etárias (20 a 39) movimentam hoje no Brasil aproximadamente R$ 793 bilhões. Sendo que somente a classe média movimenta R$ 328 bilhões.
Com mais renda e maior acesso a serviços, as regiões Sudeste e Sul têm a maior taxa de casamento formal. Os casamentos civil e religioso chegam a 70% no Sudeste e a união consensual a 30%. Já no Sul, 66% e 34%, respectivamente. No Nordeste 58% (casamentos civil ou religioso) e 42% (união consensual).
“O mercado de eventos sociais no Brasil é altamente maduro e registra uma demanda crescente em todas as regiões do país. As empresas prestadoras de serviços estão cada vez mais atentas as necessidades do mercado e em busca de novas tendências e produtos diferenciados”, diz Ricardo Dias, presidente da ABRAFESTA.