Eventos de Geriatria em Foco

[Por Informativo Rebouças, 19/09/2012]
Em 50 anos, o número de idosos no Brasil mais que dobrou, passando de 3,3 milhões para mais de 21 milhões. O envelhecimento da população é uma tendência e está relacionado ao desenvolvimento social, aumento da expectativa de vida e, principalmente, ao avanço da medicina. A Geriatria e Gerontologia, por exemplo, se dedicam exclusivamente à saúde da terceira idade, oferecendo atendimento especializado.
Atento a essa mudança social e focado na saúde dos idosos, o Serviço de Geriatria do Instituto Central do HCFMUSP realiza o Gero 2012, que congrega o XIII Simpósio Anual do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP, Curso de Atualização em Geriatria e Gerontologia e IX Encontro para o Envelhecimento Saudável. O evento acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no Rebouças e visa a atualização dos profissionais da saúde, promovendo intercâmbio de informações e amplo debate com especialistas.
O evento abordará temas como o uso de serviços de saúde por idosos enfermos, qualidade de vida na terceira idade, doenças comuns nessa faixa etária, avaliação de riscos, diagnósticos e tratamentos. O Gero 2012 tem a missão de estimular e de fortalecer o crescimento científico e integrar as diferentes disciplinas e grupos de interesse nas áreas de geriatria e gerontologia.
Informações e inscrições pelo (11) 5543-1141.
Envelhecimento saudável
Com a preocupação de abordar propostas de melhorias do processo de envelhecimento e das formas de atendimento ao idoso, o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermínio de Moraes promove o IV Simpósio de Geriatria e Gerontologia nos dias 1º e 2 de outubro, também no Rebouças.
Com o tema Um olhar sobre os diferentes aspectos da demência no idoso, o Simpósio discutirá a perda e redução das capacidades cognitivas que torna o indivíduo dependente para realizar simples tarefas diárias e que impactam em sua qualidade de vida.
Durante o evento, especialistas também discutirão fatores de risco, prevenção, diagnóstico, tratamento e a importância das atividades terapêuticas para minimizar os efeitos dessa doença.
O evento tem por objetivo assistir os idosos de forma humanizada, promovendo um envelhecimento saudável e ativo e produzindo conhecimentos. Mais informações no site www.ipgg.saude.sp.gov.br