Presidente da Cetur/CNC fala sobre gargalos para crescimento do turismo na 10ª Esfe

[CNC, 11/02/2015]
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou da 10ª edição do Encontro do Setor de Feiras e Eventos (Esfe), realizado dia 10 de fevereiro, em São Paulo.
O evento reuniu profissionais do setor de turismo de negócios, gestores de viagens, feiras e eventos para promover debates, relacionamentos e gerar negócios.
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Alexandre Sampaio, participou do painel Infraestrutura e Destinos – Inovando para crescer em 2015.
Sampaio destacou a importância de ampliar a participação do empresariado em questões decisivas para o turismo no País, apoiando processos que tragam inovação e desenvolvimento como, por exemplo, a transformação da Embratur numa agência de fomento ao estilo Apex.
“Não é mais possível que a divulgação do Brasil no mundo tenha limitações orçamentárias que impliquem em baixa exposição e presença do País. Essa política pode ser desenvolvida de forma mais eficiente com a participação da iniciativa privada”, destacou o presidente do Cetur.
Sampaio lembrou ainda que as parcerias público-privadas podem contribuir no desenvolvimento de diversas atividades e campos do turismo, como na ampliação do turismo nos parques nacionais, auxiliando na proteção ambiental e na geração de empregos e renda.
“O empresariado, representado pela CNC, acredita que o setor de turismo e eventos pode alavancar a economia do País e, por isso, tem apoiado vários eventos do setor, além de viabilizar a pesquisa feita em 2014, pela Abeoc em parceria com o Sebrae, sobre o setor de feiras e eventos no Brasil para aferir e mensurar o impacto econômico desse segmento”, disse.
Além do presidente do Ctur/CNC participaram do painel o reitor da Unimonte e especialista em aviação, Ozires Silva; o presidente da Desenvolve-SP, Milton Melo; Wilson Poit, presidente da SPTuris; Valter Walendowsky, Presidente da Santur e o Comandante Décio Corrêa, Presidente da EAB Air Show.