Os inesquecíveis eventos sensoriais
[CidadeMarketing, 19/02/2015]
As pessoas sentem (emoções) antes de pensar (decisão racional) e, sem gerar um apelo emocional adequado, momentos são facilmente esquecidos. Em um evento, são inúmeras as oportunidades para estimular os sentidos e se tornar inesquecível.
A música, a luz, a decoração do salão, tudo pode criar memórias únicas.
Conheça alguns pontos importantes de um evento sensorial, da promoção à produção:
1) Trabalhe os cinco sentidos
Imagens e sons são ótimos, mas super utilizados. 83% da comunicação dos eventos têm o foco na visão e audição.
Que tal agregar outras dimensões sensoriais e se destacar? Afinal, o futuro vai exigir mais criatividade para que consigamos prender a atenção das pessoas.
– Audição – A música afeta nossas emoções e comportamentos, podendo criar a sensação de ‘pertencer’.
– Olfato – Dificilmente saímos impassíveis de um ambiente com um ótimo aroma, pois ele é recebido pelo lado direito do cérebro, responsável pelas emoções. Desta forma, o evento fica ligado às emoções agradáveis produzidas pelos efeitos da fragrância. Além disso, é comprovado que o olfato é o sentido de maior impacto nas nossas decisões.
Um estudo da Universidade americana Rockefeller, revelou que as pessoas são capazes de lembrar 35% dos odores que sentem, 5% do que vêem, 2% do que ouvem e 1% daquilo que tocam. Além disso, a memória pode reter até 10.000 aromas distintos, ao passo que reconhece apenas 200 cores.
– Tato – Com certeza, você pensou nas texturas dos tapetes, cortinas e guardanapos. Mas essa experiência começa antes, nas brochuras, convites e todo material promocional do seu evento.
– Paladar – A melhor maneira de ressaltar o paladar é você neutralizar os outros sentidos. Nesse momento, o foco deve estar todo na gastronomia. Por isso a principal atração da noite nunca acontece no momento do prato principal.
2) Torne-se inesquecível
Muito se fala em ‘experiência’ mas, na verdade, o que guardamos é a sensação que sentimos enquanto aproveitamos a infraestrutura e o serviço de um evento.
Se nos sentimos confortáveis, únicos e bem-vindos, é assim que nos lembraremos daquele momento. A experiência proporcionará uma emoção, e esse é um dos componentes para criarmos nosso ‘valor percebido’ sobre aquele momento.
3) Envolva seus convidados emocionalmente
Apego e autoestima são as motivações que funcionam melhor em uma comunicação. Em latim, ‘motivação’ e ‘emoção’ têm a mesma raiz: fazer algo acontecer. Sem envolvimento emocional, seu evento não será lembrado.
Jantar na Ilha de Capri, Itália
4) Crie um evento de personalidade
Claro que existem as emoções efêmeras, criadas pelo estímulo de receber um convite, por exemplo. Entretanto, nada como um evento criar uma personalidade atraente e consagrar os valores que as pessoas aceitam. “Alguém” com personalidade não passa desapercebido, não é?
6) Deixe claras as “razões para acreditar”
Argumentos através de estatísticas é o tipo menos persuasivo de convencer alguém. O importante é criar uma história de forma intuitiva e visual, afinal, é preciso passar, através da comunicação, provas que seu evento vai “entregar” toda aquela experiência prometida.
A neurociência vem ganhando espaço no marketing e já é comprovado que usamos em torno de 80% das nossas emoções para tomar decisões. Portanto, aplique estratégias do marketing sensorial, proporcione boas lembranças, reforce laços afetivos, e bom evento!