Búzios (RJ) investe em qualificação profissional para o turismo
[Jornal de Turismo, 04/02/2015]
A prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, está empenhada em melhorar a qualificação dos profissionais que já atuam ou que desejam atuar no mercado turístico.
Atualmente são 38 alunos matriculados nos cursos de organizador e recepcionista de eventos, ambos do Pronatec Turismo, programa de qualificação do Ministério do Turismo. Novas turmas estão previstas para iniciar em março.
O setor brasileiro investe na formação técnica dos profissionais ligados ao setor de turismo. Os resultados dessa iniciativa já podem ser notados na qualidade dos serviços de hotéis, restaurantes e demais segmentos do turismo em todo o país – mas especialmente nas condições de trabalho, no salário e na vida de milhares de trabalhadores que concluíram os cursos do Pronatec.
Funcionária de uma pousada na cidade, Luana dos Santos Alves fez o curso de camareira em hotelaria em outubro do ano passado a pedido do dono da empresa. “Tivemos aulas teóricas e práticas. Acho que a qualificação pode render bons frutos, tanto na atividade que exerço atualmente, quanto em empregos futuros”, afirma.
Búzios está localizada a cerca de 200 quilômetros da capital e se destaca pela gastronomia, butiques famosas, shows e festivais culturais, além da arquitetura rústica de uma antiga aldeia de pescadores. São mais de 20 praias com vegetação e características únicas, que atraem turistas do mundo inteiro.
A cidade ganhou fama internacional com a visita da atriz francesa Brigitte Bardot na década de 1960 e, desde então, tornou-se um dos destinos preferidos dos estrangeiros: está entre os cinco roteiros mais procurados a lazer.
Outros cursos
Além das vagas oferecidas aos moradores de Búzios pelo Pronatec Turismo, realizadas no Senac, a secretaria de turismo do município abriu inscrições para o curso de técnico de turismo, com habilitação em guia de turismo regional, agente de turismo e agente de hotelaria.
São 35 vagas e os alunos terão apenas as despesas com material didático e as viagens para as visitas técnicas.
Após a conclusão do curso, que tem duração de dois anos, o técnico será incluído no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, o Cadastur, do Ministério do Turismo, e receberá a carteira de guia de turismo regional/local. As inscrições vão até o dia 13 de fevereiro.