Python Brasil: evento no Nordeste, inscrições para todo o Brasil

Após nove edições bem-sucedidas, a Python Brasil, principal conferência do Brasil dedicada à linguagem, que reúne desenvolvedores, gestores, entusiastas, pesquisadores e interessados em discutir software livre, práticas de desenvolvimento e, claro, Python, tinha um desafio: oferecer inscrições online para participantes de todo o país de forma simples e descomplicada.
Organizado pelo Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE) com ajuda da Associação Python Brasil (APYB), o evento com duração de cinco dias seria realizado pela primeira vez no Nordeste, nas cidades de Recife e no hotel Armação, localizado na paradisíaca praia de Porto de Galinhas, no mês de novembro de 2014.
Até então, nas nove edições anteriores, os organizadores costumavam desenvolver um sistema próprio para as inscrições, o que tomava tempo, gerava custos e não entregava as mesmas funcionalidades das plataformas líderes do mercado. Com a Eventbrite, eles puderam oferecer aos participantes diversidade de meios de pagamento, possibilidade de parcelamento das inscrições, venda de produtos extras, integração com as redes sociais, check-in online e muito mais.
“Eu já conhecia a Eventbrite de outros eventos nos Estados Unidos. Desde então, fiquei fascinado com as inúmeras funcionalidades e possibilidades de promoção oferecidas pela plataforma. Quando assumi a organização da Python Brasil, na hora pensei na empresa como parceiro para inscrições”, explica Renato Oliveira, do PUG-PE.

Oferecendo benefícios e gerenciando lotes

Na hora de configurar as inscrições, os promotores precisavam oferecer um desconto para os membros da Associação Brasileira de Python. Entretanto, o que parecia um empecilho, foi facilmente resolvido pelos organizadores utilizando o sistema de cupons da Eventbrite.
Ao mesmo tempo, eles puderam estimular a demanda por meio de diferentes lotes, que tiveram preço inicial de R$ 250 e final de R$ 400. “Isso foi primordial para que pudéssemos trabalhar as diferentes fases de promoção do evento”, diz Oliveira. Com o objetivo de oferecer o melhor conteúdo para os participantes, a conferência promoveu ainda oito workshops, todos eles com inscrições e pagamento feitos online.
Entretanto, como todo organizador de evento, os promotores da Python Brasil estavam preocupados com os compromissos assumidos com fornecedores e o seu fluxo de caixa. “Entrei em contato com a Eventbrite, solicitei a transferência e recebi os valores por completo com antecedência, mesmo o das inscrições parceladas que ainda seriam pagas”, afirma Oliveira.

Da NASA para a Eventbrite, para a Python Brasil

No total, 320 participantes se inscreveram online na Python Brasil. Mas, mais do que apenas oferecer o sistema de inscrições (e toda as suas ferramentas como integração com as redes sociais, envio de e-mail marketing, monitoramento de inscrições, pagamento online e check-in), a Eventbrite também esteve presente na conferência por meio de um keynote speaker.

Engenheiro de software sênior na Eventbrite (foto acima), em San Francisco, Danny Greenfeld é coautor do livro “Two Scoops of Django: Best Practices for Django” (Django é um framework para desenvolvimento web rápido escrito em Python). Além de palestrar na conferência, Danny, que trabalhou por cinco anos na NASA como engenheiro de software, aproveitou sua vinda ao Brasil para jogar capoeira, uma de suas paixões. “Visitar o Brasil era um desejo antigo que eu pude realizar por meio da Eventbrite e da Python Brasil”, afirma ele.

Na hora do evento

Para a realização do check-in do evento, a Eventbrite enviou um executivo de contas ao Nordeste. Equipado com seis iPhones e com o app Entry Manager, o executivo coordenou todo o processo de checagem e admissão dos participantes.

“Eliminamos as filas, reduzimos os custos operacionais e ainda melhoramos a experiência dos participantes da conferência”, explica Victor Pillon (foto acima), executivo da Eventbrite responsável pelo check-in.
Após cinco dias de palestras, discussões, networking e muita praia em Porto de Galinhas, o Python Brasil 10 foi considerado um sucesso. “Sem dúvida, ficamos extremamente satisfeitos com a colaboração e com os serviços prestados pela Eventbrite. Esperamos que esta parceria possa se estender para os próximos anos”, afirma o organizador Oliveira, do PUG-PE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *