EIBTM encerra calendário anual de feiras da Embratur
[Embratur, 14/11/2014]
O Brasil estará com um estande de 120 m² e 20 co-expositores na 27ª edição da The Global Meetings & Events Exibition (EIBTM), maior feira europeia voltada para o turismo de negócios, eventos e incentivos, que começa na próxima terça-feira (18/11), em Barcelona, na Espanha, e vai até o dia 20 de novembro. A participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) tem o objetivo de mostrar as estratégias de captação de eventos internacionais para o Brasil por meio das potencialidades dos destinos brasileiros.
A feira EIBTM proporciona aos profissionais do segmento de Congressos, Negócios e Incentivo uma oportunidade de encontro por meio de reuniões pré-agendadas, durante três dias de evento. A feira engloba uma série de atividades voltadas à realização de ações de networking, orientação e educação profissional para visitantes e expositores.
Em média, a feira conta com 15.000 profissionais da indústria turística, dos quais 8.974 são visitantesde 92 países diferentes. Cerca de 65.000 agendamentos são feitos antes da feira.
“Participar da EIBTM é uma oportunidade de estar em contato com o público tomador de decisões. Um momento importante para defender o Brasil como destino preparado para receber eventos internacionais de diversos portes e perfis. A estratégia de captar eventos traz divisas e estimula investimentos para o País”, ressaltou o presidente da Embratur, Vicente Neto.
O programa de apoio à captação para o segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress and Exhibitions) é, atualmente, um dos que mais tem contribuído para o incremento do fluxo de turistas para o Brasil. A mais recente classificação do País no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) reflete grandes conquistas: o Brasil foi classificado como o 9º do mundo que mais sediou eventos internacionais em 2013 e demonstrou um crescimento de 408% no período entre 2003 e 2013 em número de eventos sediados, evoluindo no mesmo período da 19ª posição para 9ª. O próximo ranking será divulgado em maio de 2015.
Pesquisa – Dados comprovam a importância que o segmento MICE tem para o turismo e como ele deve ser priorizado nas políticas de promoção do Brasil no mercado internacional.
Os turistas de Negócios e Eventos gastam em média US$ 329,39 por dia no Brasil, segundo a “Pesquisa de Impacto Econômico Dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil”, feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a Embratur. Esse valor é quatro vezes maior que as despesas dos visitantes internacionais que visitam o país em viagens de Lazer.
Com uma permanência média de sete noites no País, a maioria dos entrevistados informou que pretende retornar ao Brasil – 38% em no máximo dois anos. Para 74% dos entrevistados, a imagem do País é positiva e 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro.
A pesquisa foi realizada em 19 eventos internacionais realizados nas cinco regiões, entre os meses de abril e setembro deste ano, e ouviu 1.726 participantes