Turismo de negócios em Uberlândia deve se recuperar até fim do ano
[Por G1 , 21/09/2014 ]
O setor de turismo de negócios de Uberlândia sofre alguns reflexos, entre eles, a realização da Copa do Mundo. Em 2013, a cidade recebeu 360 eventos sendo 15 internacionais. Até agosto, foram registrados apensas 115 e seis internacionais. No entanto, o vice-presidente do Convention & Visitors Bureau, Luiz Gustavo Fernandes, acredita em uma reviravolta do segmento até o fim do ano.
Segundo Luiz Gustavo, o impacto não foi tão expressivo porque os organizadores de eventos, principalmente voltado a negócios, se programaram para suprir o período sazonal. “Recebemos muitos eventos antes da Copa e a maioria deixou para ser realizado neste segundo semestre. Mais de 28 mil turistas passaram pela cidade até o último balanço que fizemos e acredito que até dezembro nos aproximaremos do índice do ano passado”, afirmou.
Cerca de 45.500 turistas passaram por Uberlândia em 2013 e o ano representou 85% de crescimento para o setor. O Convention & Visitors Bureau, responsável por fomentar o turismo na cidade com a captação de eventos, ainda não tem dados sobre movimentação financeira com o turismo de negócios do semestre, para fazer o comparativo entre os anos, no entanto, o vice-presidente do Convention Bureau garantiu que a lacuna deve ser compensada. “Neste mês tivemos três grandes eventos, a Semana da Logística, a Mostracon e o Festival Mudante, por exemplo, que tiveram um número de visitantes expressivo”, comentou.
Setor impulsiona economia
A cidade é considerada polo do turismo de negócios e eventos e foi considerada pela International Congress and Convention Association (ICCA), entidade do segmento de turismo e eventos internacionais, uma das 10 cidades brasileiras mais procuradas para sediar eventos internacionais.
Vários fatores acabam influenciando para colocar Uberlândia em evidência e, entre eles, está a localização geográfica. O principal município do Triângulo Mineiro, e segundo mercado consumidor de Minas Gerais, está a um raio de 600 quilômetros onde o mercado representa quase 60% do PIB brasileiro.
Uberlândia mantém, também, o índice de competitividade turística acima da média nacional, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Enquanto a média no Brasil é de 56 pontos, o município mineiro apresenta 64.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes Junqueira, disse que o turismo na cidade é responsável por 5,5% da geração de empregos formais e que a cidade acompanha o crescimento nacional. “O emprego no turismo cresceu 10% no país e nossa realidade não foge disso. É por isso que temos que trabalhar constantemente para trazer eventos ao município e preparar a cidade para receber cada vez mais um número maior de turistas”, pontuou.