Turismo e viagens somam 260 mi de trabalhos em 2012

[Por Panrotas, 28/02/2013]
A indústria do turismo e viagens teve performance acima de setores como varejo, manufaturas, serviços financeiros e comunicação. De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), a contribuição do setor para o PIB mundial aumentou 3%, assim como as vagas de trabalho, que tiveram incremento de cinco milhões, chegando a um total de 260 milhões.
O presidente da entidade, David Scowsill, afirma que o ano passado demonstrou, novamente, o poder de superação do setor de turismo e viagens em momentos conturbados. “Apesar das diversas dificuldades econômicas, no ano passado, pela primeira vez, vimos mais de um bilhão de viajantes internacionais. Essa indústria é um importante condutor para o desenvolvimento da economia de países que pretender crescer”, disse.
Para a entidade, pela primeira vez, um em cada 11 trabalhos no mundo é voltado ao setor de turismo e viagens. Outro dado aponta que 10% de todos os trabalhos criados em 2012 também são correlacionados ao setor. “Nossa indústria é responsável pela criação de trabalhos, tira pessoas da pobreza e amplia seus horizontes. No entanto, precisamos que instituições internacionais e governos reconheçam esta força, retirando restrições de visto e fiscais para estimular o crescimento do setor privado”, reiterou o presidente do WTTC.