Parceria qualifica 2,5 mil profissionais do turismo

[Por Sebrae, 29/04/2013]
Cerca de 250 micro e pequenas empresas da região metropolitana de João Pessoa serão qualificadas para atender melhor o turista. O projeto de Qualificação Setorial do Turismo, uma parceria do Sebrae na Paraíba e governo do estado, será lançado nesta terça-feira (30), na Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). O projeto irá oferecer em torno de 40 cursos em temas variados, além de consultorias e oficinas de qualificação, oferecidas pelo Sebrae e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A expectativa é capacitar 2,5 mil profissionais de empreendimentos ligados ao setor turístico.
“Essa é uma iniciativa que também visa a Copa do Mundo da FIFA 2014, quando o Nordeste receberá um grande volume de turistas. Mas é mais do que isso, é uma oportunidade para o empresário descobrir a melhor solução para atrair mais clientes, inovando no seu negócio”, destaca o gerente de Comércio, Indústria e Serviços do Sebrae no estado, Franco Fred.
O projeto prevê três soluções para os empresários: cursos de aperfeiçoamento, consultoria para processos de inovação e oficinas tecnológicas na área gastronômica. A gestora do Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim, destacou que o turismo é uma das grandes alavancas da economia nordestina. “Cresce a cada ano o número de empreendimentos e oportunidades de negócios. Por isso, a qualidade do que se oferece ao turista é fundamental à atração e manutenção do cliente”, afirma Regina.
Os cursos oferecidos no projeto enfocam temas como valorização da cultura regional, como atender ao portador de necessidades especiais, acessibilidade em meios de hospedagem, como elaborar roteiros inovadores, além dos cursos técnicos do Senac em higiene e manipulação de alimentos, qualidade no atendimento e serviços de garçom, camareira, recepcionista, entre outros.
Como se inscrever
As empresas interessadas em participar das ações de qualificação devem entrar em contato com:
Sebrae na Paraíba = 0800 570 0800 / (83) 2108-1256
Sistema Fecomércio/Sesc/Senac = (83) 3031-3547
Governo do Estado/PBTur = (83) 3214-8049