Câmara dos Deputados debate importância do trabalho do turismólogo
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado promoveram uma mesa redonda no dia 21 de maio para discutir a importância do trabalho do turismólogo para o desenvolvimento do turismo no Brasil.
O debate foi sugerido pelo deputado Valadares Filho (PSB-SE) e pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Foram convidados para o debate as seguintes lideranças setoriais: Elzário Pereira Júnior, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), representando a FBHA e a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Jurema Dantas, presidente do Fórum Nacional dos Cursos Superiores de Turismo e Hotelaria, Tânia Omena, presidente do Fórum Nacional dos Cursos Superiores de Turismo e Hotelaria – Seccional Rio de Janeiro, além de representantes do Ministério do Turismo.
Para Alexandre Sampaio, o debate é fundamental para melhorar a qualidade dos profissionais do setor de turismo: “Precisamos investir na formação desses profissionais, principalmente se levarmos em questão a nossa luta pela aprovação do contrato de trabalho de curtíssima duração. Também devemos refletir na atividade turística como umaperspectiva de inclusão”, afirmou.