Porto Alegre & Região Metropolitana CVB divulga balanço de 2011

[Por Revista Hotéis, 10/01/2012]
No balanço de 2011, a Presidente do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Berenice Lewin, também Diretora da rede de Hotéis Coral Tower, comemora o recorde de eventos captados para a capital gaúcha. São 31 novos congressos, simpósios, encontros e campeonatos de diferentes segmentos que Porto Alegre (RS) sediará até 2015. Somados, estes eventos representam 40.550 novas pessoas investindo na cidade e cerca de R$ 40 milhões injetados na economia local.
Para Berenice, a meta do Convention para os próximos dois anos é colocar a cidade entre os três principais destinos para eventos de negócios no Brasil. “Devemos aproveitar a mídia espontânea gerada pela Copa de 2014 para solidificar a posição da cidade, afinar o contato com os Convention Bureau de outros locais para a troca de informações e continuar trabalhando em parceria com os órgãos do trade turístico”, afirma a presidente.
Também neste ano, por meio da Diretoria Especial da Copa 2014 e de parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, o Convention Bureau da Capital vai lançar em janeiro um mapeamento completo da infraestrutura esportiva da cidade. O objetivo do inventário é potencializar a capacidade de Porto Alegre para atrair grandes eventos na área.
Ações como a de Bem Receber, por meio da qual a equipe da entidade recepciona os turistas em feiras e congressos, contribui para a divulgação da cultura gaúcha, dos pontos turísticos, opções de lazer e gastronomia disponíveis na cidade. Em 2011, 88 mil 544 pessoas foram recebidas pela instituição por meio deste projeto, quase o dobro de 2010.
Outra ação que fomenta o turismo na capital gaúcha é o Programa FamPress, através do qual jornalistas de grandes veículos de comunicação de outros Estados e do exterior conhecem a cidade com a finalidade de divulgar Porto Alegre para as demais regiões. Em 2011, a instituição recebeu nove jornalistas, o que colocou Porto Alegre em destaque nos principais jornais de São Paulo, Fortaleza (CE), Paraná, Salvador (BA), Pernambuco, Brasília (DF) e, mais recentemente, seis jornalistas que chegaram da Alemanha.