Parques Nacionais: um valioso apoio ao turismo do Brasil
[Por BRASILTURIS JORNAL , 11/02/2014]
O turismo de natureza é o segmento que mais cresce no mundo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). A expansão está entre 15% e 25% ao ano e supera o turismo de negócios e o de sol e praia. As unidades de conservação brasileiras, no entanto, ainda contribuem pouco com o ecoturismo.
O potencial, por sua vez, é enorme. A natureza exuberante é uma das mais emblemáticas imagens do Brasil no exterior. Os parques nacionais exercem um forte apelo entre os visitantes estrangeiros. Não à toa, o País é considerado o primeiro em atrativos naturais, de acordo com o ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial, que avalia 140 nações.
O novo vídeo sobre Parques Nacionais, da série “Turismo em Cena”, divulgado hoje, dia 11, mostra como alguns parques estão se preparando para atrair mais visitantes, especialmente durante grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Para este ano, os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente destinarão R$ 10,4 milhões a 16 parques nacionais, das cinco regiões do país. O objetivo é investir em infraestrutura, sinalização e ações de divulgação e promoção.
Entre os parques beneficiados pelo projeto está o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), no Rio de Janeiro. Para essa unidade foram destinados R$ 230 mil, para obras de melhoria do sistema de esgoto, elaboração e implementação de passarelas.
Localizado na região de Teresópolis, no Rio de Janeiro, o parque foi criado em 1939 e está entre os três mais antigos do Brasil. Rico em diversidade de fauna e flora, o Parnaso é um paraíso que abriga uma reserva de Mata Atlântica no meio da Serra.
O local oferece fontes de águas cristalinas, piscinas naturais, cachoeiras, animais silvestres, quase 200 km de trilhas e cadeias rochosas. Entre seus monumentos geológicos, está o símbolo do montanhismo brasileiro: o Dedo de Deus – um pico, com 1,6 mil metros de altitude, cujo contorno se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu.
Série institucional
O Ministério do Turismo produziu uma série de oito curtas sobre as principais ações da pasta. A campanha “Turismo em Cena” destaca os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais.
As ações do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor, impulsionando a competitividade do turismo brasileiro.
“Nossas metas são audaciosas, mas com trabalho e esforço conseguiremos cumprir os objetivos, entre eles, o de elevar o Brasil à condição de 3ª economia turística mundial até 2022”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.