Começo da temporada de feiras e eventos em São Paulo movimenta mercado de fornecedores

[Por Portal Segs, 12/01/2014]
A próxima semana marca o início da temporada das grandes feiras de negócios, exposições e congressos em São Paulo em 2014, com a abertura da quarta edição da São Paulo Prêt-à-Porter – Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, no Expo Center Norte, e da 41ª Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda, no Anhembi. Até o final do ano, a capital paulista receberá mais de 800 eventos corporativos, de todos os portes, atraindo um público profissional estimado de 8 milhões de visitantes.
Protagonistas nesta indústria, as empresas que atuam na montagem de estandes e demais serviços de infraestrutura acompanharam o avanço do calendário de feiras de negócios e eventos na capital paulista e registraram bons resultados, sobretudo na última década. Hoje, distribuídos em 20 segmentos específicos, os fornecedores que preparam e montam os encontros corporativos em São Paulo somam um faturamento de mais de R$ 1,5 bilhão, de acordo com a pesquisa “Avaliação do Impacto das Feiras de Negócios na Cidade de São Paulo”, elaborada pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, em parceria com UBRAFE, SINDIPROM/SP e SINDIEVENTOS-SP/RJ.
“As empresas prestadoras de serviços para feiras de negócios e eventos corporativos atravessaram um intenso processo de profissionalização. Nesta atividade, todos os detalhes devem ser rigorosamente verificados para que, de fato, haja um ambiente favorável ao encontro da cadeia produtiva com os seus canais de distribuição e aos negócios”, afirma Jorge Alves de Souza, presidente do SINDIPROM/SP – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo, que representa mais de 7 mil empresas de exhibit marketing de São Paulo.
Anualmente, a atividade de promoção comercial tem um impacto positivo de cerca de R$ 16,3 bilhões na cidade de São Paulo, ainda de acordo com o estudo divulgado pela FIPE. A estimativa é que a atividade de promoção comercial gere cerca de 120 mil postos de trabalho todos os anos em na capital paulista, pólo das feiras de negócios do Mercosul. Entre estes profissionais estão agentes de segurança, copeiras, cozinheiros, DJs, equipes de limpeza, fotógrafos, garçons, tradutores, modelos, motoristas, músicos, recepcionistas, relações-públicas e empresas transitarias, entre dezenas de outros. Vale lembrar que uma grande feira de negócios no Anhembi, maior centro de exposições de São Paulo, por exemplo, demanda mais de 1 mil profissionais apenas das áreas de limpeza, manutenção e segurança.
Sobre o SINDIPROM/SP
O SINDIPROM/SP – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo representa mais de 7.000 empresas, entre promotoras e organizadoras de eventos, montadoras de estandes, locadoras de equipamentos e demais prestadoras de serviços especializadas em feiras e eventos, incluindo as empresas dedicadas ao marketing promocional.
O SINDIPROM/SP combate taxas e exigências abusivas que atinjam seus associados; promove ações de articulação sócio-política junto ao poder público; coordena ações para a profissionalização do setor de promoção e eventos; aprimora as relações de trabalho entre empregadores e trabalhadores; atua como centro informativo do mercado, promovendo palestras e prestando assessoria técnica sobre assuntos jurídicos, econômicos, de comunicação, treinamento e aperfeiçoamento profissional. Desde 2005 possui o CECAM – Certificado de Capacitação de Montadoras e Prestadoras de Serviços para Eventos que identifica as empresas de eventos que atuam regularmente – com contrato social, funcionários registrados e filiados ao SINDIEVENTOS, em dia com suas obrigações fiscais e trabalhistas e com o SINDIPROM/SP.
O SINDIPROM/SP é filiado à FESESP – Federação de Serviços do Estado de São Paulo e é membro dos conselhos Municipal e Estadual de Turismo de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *