Embratur investe em eventos internacionais

[Por Brasil Network, 20/04/2012]
Foi publicada hoje, no Diário Oficial da União, a portaria que institui o Programa de Apoio à Captação e ou Promoção de Eventos Internacionais, uma iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Por meio do Programa, o Instituto vai disponibilizar R$ 3,8 milhões para auxiliar órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na captação de eventos internacionais. “O objetivo é diversificar os destinos turísticos brasileiros para o segmento de eventos”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O principal ponto positivo do turismo de eventos, segundo Dino, é que ele geralmente é realizado fora dos períodos de alta temporada de férias. “Por isso, ajuda a enfrentar a questão da sazonalidade, garantindo ocupação mais continuada a hotéis e todos os agentes do turismo na cidade”, afirma o presidente da Embratur. “Queremos consolidar o Brasil como um dos maiores receptores de eventos do mundo”.
Atualmente o Brasil ocupa o 9º lugar no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), entidade mundial que contabiliza a realização de eventos internacionais. O ultimo dado, referente a 2010, indica a realização de 275 eventos internacionais em nosso país.
O edital apoiará ações de divulgação para captar eventos já consolidados, com abrangência internacional e que estejam, no mínimo, em sua terceira edição. O auxílio à captação vai consistir em apoio à candidatura do país (e à cidade) na fase da disputa para ser a sede. “Os temas podem ser técnico-científicos ou esportivos, lembrando que é necessário que o evento já tenha ocorrido em outros dois países que não sejam o Brasil”, acrescenta Dino.
O montante disponibilizado poderá ser utilizado para a produção de material promocional, organização de eventos, contratação de empresa de logística, locação de equipamentos, ações de publicidade e passagens aéreas. Entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos podem ser beneficiados pelo Programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *