XXV Encontro Nacional da Amizade encerra com glamour

O XXV Encontro Nacional da Amizade (ENA) ultrapassou as expectativas dos participantes e foi um sucesso. Cerca de 1200 pessoas compareceram às plenárias que apresentaram cases de êxito das entidades e importantes palestrantes motivaram o público, que tinha como maioria mulheres.
A Coordenadora Nacional das Casas da Amizade, Ester Trentini, enfatizou o trabalho das mulheres das associações e comemorou o sucesso de sua gestão 2012-2014. “Foi um biênio magnífico de êxito e sucesso. Superamos todas nossas dificuldades com muita fé”, destacou emocionada. Na ocasião, Ester passou o cargo e posse para Sônia Regina Garcia Melo, Coordenadora Nacional 2014-2016.
O encontro foi de descontração, grandes momentos de emoção e troca de experiências. Os participantes tiveram oportunidade de acompanhar a apresentação do consultor Luiz Antônio Silva, da Pharol RH, que com vasta experiência em palestras motivacionais, trouxe o tema “Inteligência Emocional na Liderança Feminina”, frisando a possibilidade de desenvolver a liderança desde cedo. “Uma mente depois que se abre, nunca voltará ao tamanho original, cabe a cada um desenvolver a sensibilidade”, frisou o palestrante.
Já Maria Elena Johannpeter, fundadora da ONG Parceiros Voluntários, explanou o tema “O Sucesso de Uma Boa Parceria. Voluntárias que dão certo”, e revelou o que as move nesta corrente. “O importante é ter no coração a satisfação de fazer o bem para o outro. É preciso uma conscientização sobre o que pensamos, o porquê fazemos, e como fazemos, palavras que fundamentam nosso trabalho”, disse.
O professor Jorge Neiman, indicado ao Guiness Book por escrever o “maior texto positivo do mundo” no livro “A arte de Viver em Paz”, alegrou a todos com diferentes exemplos para se buscar a felicidade. “Devemos trabalhar nosso cérebro só com pensamentos positivos. A busca da felicidade é através da lei da atração e pensamentos saudáveis com propósito de realização.” Já que estava apresentando seu trabalho para um público que a grande maioria era de mulheres, ele complementou dizendo: “mulheres verdadeiras transformam o mundo, pois pensam em tudo e em todos”.
No sábado, ocorreu a palestra mais esperada pelos presentes. A diretora e vice-presidente de Rotary Internacional, Célia Giay apresentou o tema “Mãos que se unem para integrar e fortalecer o servir”, no qual destacou quatro missões fundamentais das mulheres integrantes das Casas da Amizade: “Viver, amar, empreender e deixar legado daquilo que fazemos”. Para reforçar o trabalho do Rotary e Casa da Amizade, o governador distrital, Alceu Eberhardt e a coordenadora distrital, Amarilza de Oliveira, explanaram sobre esta parceria que tem como objetivo atender as necessidades da comunidade com união.
Os discursos finais foram regados pela emoção de transformar um grande evento em realidade. Todas muito atentas ouviram a coordenadora do 25° ENA, Claudete Mallmann, que ressaltou o poder que as mulheres possuem na sociedade. “A energia que enviamos para o mundo se torna realidade, esse é nosso papel”, destacou.
O encerramento do evento ocorreu no Centro de Eventos da Faurgs. Entre homenagens e entrega de prêmios, o jantar baile foi de pura elegância e muito alto astral. As associadas foram fantasias utilizando o tema cinema. Descontração e alegria fizeram a noite inesquecível para elas. Além da entrega do troféu Rosa de Prata e da Comenda Ilka Munhoz, foram entregues prêmios para a caravana mais numerosa, a mais distante, a fantasia mais original, mais criativa e a grupo mais animado. A realização do evento teve chancela Rossi & Zorzanello. O 26° Encontro Nacional da Amizade será em Mato Grosso do Sul em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *