Embratur leva Brasil para 200 agentes de viagens de Portugal
[Por Aquarela 2020, 03/10/2013]
Dados preliminares da Polícia Federal apontam que a vinda de portugueses cresceu 4,4% entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com mesmo período do ano passado. Para ampliar ainda mais esse número no ano que vem, durante toda esta semana, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) está em Portugal, realizando uma ação de promoção exclusiva do Brasil em parceria com a Operadora Viagens Abreu. “A iniciativa consiste em visita ‘porta-a-porta’ em agências de viagens nas cidades de Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Famalicão, Porto, Coimbra, Leiria, Fátima, Santarém, Linda-a-Velha, Cascais, Estoril e Lisboa. Aproximadamente 200 agentes conhecerão detalhes dos destinos turísticos do Brasil”, explica a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach.
A ação é exclusiva e focada na estratégia de vendas do produto Brasil da Operadora Viagens Abreu. Os técnicos da Embratur fazem contatos de relacionamento com os agentes de viagem em cada agência visitada. “Estamos dando destaque para aos destinos comercializados pela Abreu no seu catálogo exclusivo Brasil, que são: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraiba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, ressaltou.
O segmento de Sol & Praia ainda é o mais procurado pelo turista português. Para diversificar os produtos, a Embratur pretende fortalecer a imagem do país como destino cultural, levando elementos das Festas Juninas durante estas apresentações, além apresentar também o segmento de ecoturismo e aventura.
Mercado português
Portugal é o décimo emissor de turistas para o Brasil do mundo. Em 2012, 168.649 portugueses escolheram o país como destino. É também o país europeu de maior oferta de conexão aérea para o Brasil com vôos da TAP – de Lisboa para Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Campinas, Salvador, São Paulo, e de Porto para Rio de Janeiro e São Paulo, com um total de 74 frequências semanais.
Em 2012, os principais destinos procurados pelos portugueses em viagens a lazer no Brasil foram os relacionados aos segmentos Sol e Praia (60,3%), Cultura (20,6%), Natureza, Ecoturismo ou Aventura (15,1%), conforme consta no Estudo de Demanda Turística Internacional – 2006-2012 – Ministério do Turismo (MTur) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).