Gastão Vieira cobra turismo na pauta econômica do Governo

[Por Mercado & Eventos, 15/05/2013]
Na cerimônia de assinatura do relançamento do Programa de Regionalização, essa noite em Brasília, no Encontro Nacional do Turismo, o ministro do Turismo, Gastão Vieira afirmou que já é hora das autoridades governamentais tomarem consciência da importância do turismo como atividade econômica. “Precisamos colocar o turismo na pauta econômica do país e convencer nossos governantes nas mais diversas esferas, federal, estadual e municipal, da importância e da força desta indústria”, destacou ele. Na ocasião o ministro assinou oficialmente a nova etapa do programa de Regionalização. O ministro confirmou que da parte do MTur existem recursos na ordem de R$ 130 milhões a serem aplicados nesta nova etada do Programa.
A cerimônia contou com toda a diretoria do Mtur, da Embratur, liderada pelo presidente Flávio Dino, presidentes de entidades de classe como Abav, representada por seu presidente Antonio Azevedo, Fornatur, Ronald Ázaro, Associação dos Secretários das Capitais, Claudia Pessoa, Resorts Brasil, com seu presidente Dilson Jatahy, Abremar, representado por seu diretor Flávio Peruzzi, além de secretários estaduais de turismo como Domingos Leonelli, da setur Bahia, Alberto Feitosa, de Pernambuco, Jura Filho, do Maranhão, Jackson Pitombo, do Paraná, Elber Batalha, de Sergipe,Aparecido Sparapani, de Goiás, Cláudio Valverde, de São Paulo, além de Valdir Walendowsky, da Santur, Oreni Braga da Amazonastur.
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, que já ocupou o cargo no MTur lembrou em sua explanação a diversidade cultural do Brasil como sua maior riqueza e disse que o sucesso do Programa de Regionalização depende em muito do fortalecimento da aviação regional. Já o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz destacou a nova etapa do Programa. “Importante termos um diagnóstico de cada região turística para execução das políticas públicas. Reconheço que temos que investir mais”, adiantou. Ele confirmou que o MTur estará anunciando em breve uma parceria com o Sebrae e que o Cadastur passará por mudanças para se tornar mais atraente para o mercado.
Ao final da cerimonia foi servido um coquetel aos convidados. Amanhã durante todo o dia haverá uma série de oficinas abordando vários temas, entre eles o Indice de Competitividade no Turismo.