Congresso de gestão de pessoas reúne especialistas na Capital do Rio Grande do Sul

[Por Jornal do Comércio, 06/05/2013]
O Congresso de Gestão de Pessoas (Congregarh) reúne, a partir do dia 22 de maio, no Centro de Eventos da Pucrs, em Porto Alegre, diversos palestrantes de renome, exposição e debates. Com a temática “Re-evolução da gestão: inovar sem perder a essência”, o evento, promovido pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) até o dia 24, busca debater o posicionamento dos profissionais de RH diante dos novos desafios enfrentados pelo setor.
Conforme o presidente da entidade, Orian Kubaski, a escolha do tema busca contribuir para uma resposta sobre o que vem depois da execução de técnicas já consagradas na gestão de talentos, como gestão de competência, novos sistemas de remuneração variável, gestão por competências e de conhecimento. Apesar de reconhecer que os fatores são essenciais para a obtenção de ganhos, devido à competitividade, é preciso pensar em uma nova evolução.
Nesse aspecto, um dos painéis em destaque ficará por conta da escritora do best seller “O poder dos quietos”, a norte-americana Suzan Cain. A autora deve apimentar as discussões sobre as formas de extrair melhores resultados de profissionais que destoam dos novos padrões de mercado, que costumam avaliar o nível de comunicação dos colaboradores. “Pessoas tímidas podem ser muito talentosas e, muitas vezes, as empresas não sabem aproveitar esse enorme potencial. Isso fará um contraponto interessante no congresso”, sintetiza.
Na avaliação de Kubaski, o congresso trará pensadores que são capazes de atrair a atenção não apenas de gestores. Entre os nomes confirmados, estão o antropólogo Roberto DaMatta; o professor da FGV, Sigmar Malvezi; a presidente da ABRH nacional, Leyla Nascimento; o idealizador da TOTVS, Laércio Consentino; e o especialista em neurociência Jaderson Costa da Costa.
“É um congresso de Recursos Humanos, mas, desde a criação, o evento foi concebido para atrair lideranças. É claro que ele reúne profissionais de RH, mas, sobretudo, ele foi pensado para ser um evento de gestão”, afirma o executivo, ao destacar a presença de CEOs, superintendentes e executivos das mais diversas áreas entre os cerca de 1,2 mil inscritos.
Durante a abertura, no dia 22, das 8h às 13h também ocorre o fórum de gestão pública, que neste ano avaliará a questão do presenteísmo no serviço público e os riscos para os padrões de produtividade. Outra atividade paralela será a 6ª edição da Expocongregarh, que já tem mais de 36 empresas confirmadas. Informações adicionais, programação completa e ficha de inscrição estão disponíveis no site ou pelo telefone (51) 3254-8239.