Brasileiro elege o Brasil como destino de suas férias

[Por Jornal de Turismo, 27/10/2016]
A Fecomércio divulgou hoje, a sexta edição da pesquisa Fecomércio/Ipsos, que mostra o perfil dos viajantes brasileiros. De acordo com o levantamento, os brasileiros não só elegeram o próprio Brasil como destino principal mas viajarão, majoritariamente, dentro do próprio estado.
A pesquisa indica que 26% dos brasileiros fizeram ou farão alguma viagem em 2016, alta de 1 ponto percentual na comparação com 2015. A preferência dos brasileiros neste ano é para viagens dentro do próprio estado, destino informado por 63% dos viajantes. O turismo para outros estados do país é a opção de 37% dos que vão viajar. Já as viagens internacionais foram informadas por 4%, o que demonstra relativa estabilidade em relação a 2015, quando o percentual foi de 3%.
Diante da escolha por viagens dentro do próprio estado, pelo segundo ano consecutivo, o carro ultrapassou o ônibus como o meio de transporte mais utilizado, preferência de 51% dos viajantes, uma alta de 10 pontos percentuais quando comparada ao ano anterior. Com certa estabilidade em relação ao ano passado, o ônibus aparece como a opção de 41% dos viajantes. Já a opção pelo avião caiu 5 pontos percentuais em relação a 2015, sendo o meio de transporte escolhido por 13%.