Secretária do Turismo defende construção de Centro de Eventos para tornar Estado mais atraente

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, apresentou ao Conselho de Turismo da Fecomércio o projeto que prevê a construção de um Centro de Eventos de nível mundial no Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (11), na sede da entidade, na Capital. Além de destacar que o espaço é uma antiga reivindicação do setor, a secretária ressaltou que já foram feitos estudos que comprovam a necessidade de um local deste porte no Estado.
Abgail afirmou que o RS está em quarto lugar no relatório da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês). “Podemos perder este posto para outras cidades brasileiras que estão se qualificando. O nosso Centro de Eventos é fundamental para podermos tornar o RS ainda mais competitivo. Queremos ser a capital de eventos do Mercosul mas temos de melhorar nossa capacidade receptiva nesta área”.
Segundo a secretária, o projeto desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer prevê que o espaço seja utilizado pelos visitantes, mas que também sirva para que os gaúchos desfrutem dele. “Em sua última criação, Niemeyer nos apresenta um conceito de equipamento múltiplo e singular, onde a cidade dialoga com os turistas e com a comunidade local. Vamos ter uma Ágora da Democracia para que todos possam desfrutá-lo da mesma maneira”.
A titular do Turismo reforçou ainda que o Governo do Estado está buscando junto à prefeitura de Porto Alegre um local para a construção do Centro de Eventos. “Devemos nos reunir na próxima semana para avaliarmos as áreas que serão apresentadas. A ideia é que a localização seja definida ainda em abril. A partir daí, passaremos às próximas etapas do processo, como a contratação de um estudo que irá definir a modelagem do negócio, bem como o tipo de gestão e estrutura organizacional que melhor se adapte a ele”.
Vice-presidente de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio, Manuel Suárez elogiou o trabalho que vem sendo feito entre os governos estadual e municipal. “A notícia mais importante para nós é perceber esse esforço conjunto para fazer com que o Centro de Eventos fique em Porto Alegre”.
Plano Diretor
Durante o encontro, a secretária entregou o Plano Diretor do Turismo do Rio Grande do Sul a Suárez e explicou a sua importância para desenvolvimento do setor. Abgail explicou ainda a aplicação do Pronatec na Empresa em 16 cidades gaúchas, com a oferta de 52 cursos de qualificação. Suárez afirmou que o Estado precisa capacitar as pessoas que já estão no mercado de trabalho. “Este projeto da Setur dá tranquilidade a quem já exerce as funções relacionadas ao turismo, criando a mão de obra qualificada que o Estado necessita”.
[Portal do Estado do Rio Grande do Sul, 11/04/2013]