Turismo encontra setor hoteleiro no Rio para debater Copa e Olimpíadas

[Por Mtur, 25/02/2013]
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, se encontra, nesta segunda-feira (25), com representantes do setor hoteleiro do Rio de Janeiro para debater ações conjuntas para os megaeventos esportivos que o Brasil recebe a partir deste ano. Na pauta, está capacitação dos profissionais da hotelaria, divulgação dos destinos do estado, monitoramento de tarifas e a criação do Observatório de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.
Esse é o terceiro Estado visitado por representantes do ministério com o objetivo de reforçar junto ao setor uma visão de sustentabilidade e de longo prazo para o turismo no Brasil. Para o ministro, eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas são importantes para dar visibilidade ao país e provocar um retorno desses visitantes no futuro. A pasta também tem trabalhado para ampliar a competitividade do setor, que foi incluído no Plano Brasil Maior, o que garantiu a desoneração fiscal da hotelaria em 2012.
Dados divulgados na última sexta-feira mostram o potencial econômico do setor. Seguindo um aumento de 168% de entrada de dólares no país desde 2003, a receita da moeda no país por meio do turismo de estrangeiros bateu recorde no início deste ano. Balanço do Banco Central mostra que os turistas estrangeiros nunca gastaram tanto no Brasil em janeiro. A receita cambial do turismo de US$ 695 milhões é recorde da série histórica para o mês, iniciada em 1947. Supera em 4,42% os US$ 666 milhões deixados nos destinos turísticos do país no mesmo período do ano passado.
O encontro é organizado pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). Além dos hoteleiros, estarão presentes os presidentes das principais entidades ligadas ao setor de Turismo do estado, representantes da Secretaria Municipal de Transportes, Secretaria Especial de Turismo, Secretaria de Esporte, Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Associação Brasileira de Jornalista de Turismo (Abrajet), Associação Brasileira de Empresas e Eventos e ABAV-RJ.
HOMENAGEM – Durante o evento, o ministro Gastão Vieira receberá uma placa comemorativa do trade turístico em homenagem ao trabalho que tem realizado no comando da pasta e pelo esforço em prol do setor, como o incentivo à malha aérea doméstica, ao turismo nas comunidades e à Ficha Nacional de Registros de Hóspedes.
Ascom/MTur