Capacitação é prioridade para agências em 2013
[Por Mercado e Eventos, 04/01/2013]
O principal desafio para as agências de viagens neste novo ano será a capacitação. Esta é a opinião do vice-presidente da Abav Nacional, Edmar Bull. Mesmo com uma desaceleração da economia, o dirigente aponta também a meta de crescimento na casa de dois dígitos para o setor, o que segundo ele já ocorreu em 2012. “A área corporativa e de eventos tem crescido bastante, o lazer tem avançado menos”, revelou.
Bull destacou as capacitações e treinamentos como prioridade. Para ele, as agências devem trabalhar muito no desenvolvimento da sua mão de obra e no uso da tecnologia para continuarem crescendo. “Isso otimiza processos e aumenta a capacidade dos atendentes para produzirem mais”, acredita o executivo, lembrando que a meta da entidade é treinar o dobro de agentes neste ano em comparação com o ano passado.
Outro desafio da Abav Nacional é organizar a sua feira em São Paulo. O vice-presidente da entidade afirmou que os preparativos já estão avançados, com boa parte dos espaços já reservados. “Estamos muito à frente do que esperávamos e temos certeza de que a feira será um sucesso”, disse. Bull ressaltou ainda que a planta do evento está sendo finalizada e será disponibilizada na próxima semana.
O dirigente falou ainda sobre a concorrência das OTAs, já que em 2012, além da chegada do Expedia ao Brasil, grupos como Pão de Açúcar e Laselva também entraram no negócio. “São públicos diferentes. Não as vejo como concorrentes. Para se ter uma ideia, nas lojas físicas, 80% das consultas resultam em vendas. Nos sites, apenas 1% das pessoas que acessam acabam comprando”, finalizou.