Rio de Janeiro é Patrimônio Mundial

[Por Brasilturis, 01/07/2012]
A Unesco aprovou na madrugada deste primeiro de julho a candidatura da cidade como Patrimônio Mundial na categoria paisagem cultural urbana. O pleito existente desde 2009, feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial que está acontecendo em São Petersburgo, na Rússia. A escolha do Rio pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) é a primeira do mundo a deter o título na categoria paisagem cultural urbana.
A ‘Cidade Maravilhosa’, um dos maiores orgulhos dos brasileiros, paixão para os cariocas e para todo turista que a visita recebe, de forma merecida, este importante reconhecimento oficial. A candidatura do Rio inscrita na categoria Paisagem Cultural foi entregue em setembro de 2009 à Unesco. Nela, consta um dossiê completo da candidatura, justificando sua importância e seu valor universal, que está, principalmente, na soma da beleza natural da cidade com a intervenção humana. Em janeiro do ano passado, o Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, sediado em Paris, decidiu pela inclusão da candidatura do Rio de Janeiro na agenda da 36ª WHC.
O discurso de apresentação da candidatura do Rio a Patrimônio da Humanidade foi feito, em português, foi feito pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, acompanhada do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida.
A candidatura do Rio de Janeiro inscrita na categoria Paisagem Cultural e foi entregue em setembro de 2009 à Unesco. Nela, consta um dossiê completo da candidatura, justificando sua importância e seu valor universal, que está, principalmente, na soma da beleza natural da cidade com a intervenção humana.
Ao justificar a candidatura do Rio, o Iphan lembra que a cidade é reconhecida como uma das cidades mais belas do mundo e encontra na relação entre homem e natureza a âncora para a sua candidatura. O instituto também destaca os ícones da beleza natural da cidade como o Pão de Açúcar e a entrada da Baía de Guanabara.
O Comitê da Unesco, responsável pela escolha da nova série de patrimônios, é integrado pelas delegações da Argélia, do Camboja, da Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, do Iraque, Japão, da Malásia, do Mali, México, Catar, da Rússia, do Senegal, da Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos.

1 thought on “Rio de Janeiro é Patrimônio Mundial”

  1. rio de janeiro a cidade maravilhosa, eu fui a munha primeira ves no R.janeiro no dia 12/12/12 5:00 da madrugada eu fui com a minha mãe com a minha professora é com meus amigos da minha sala do quarto ano é do quinto ano é todo mundo foi nessa praia que se chama Copa-cabana eu amo o rio de janeiro eu queria morar la é quando eu grecer eu vou morar lá no rio na frente da preia de copa-cabana.

Os comentários estão fechados.