2º dia do ExpoSystems aborda novos conceitos e tendências
[Por Feira e Cia, 07/12/2012]
Em um mundo cada vez mais globalizado, compreender o aspecto cultural dos países que sediam as feiras é crucial para o sucesso na participação das empresas. Esse foi o tema da palestra do britânico David Lee no penúltimo dia (5/12) do ExpoSystems 2012, que ministrou a apresentação “A comunicação intercultural e a sua fronteira nos eventos”.
A cultura está intrinsecamente ligada não apenas ao modo como as pessoas se relacionam em diferentes países, mas também ao modo com que enxergam aspectos como o tempo, a verdade e a condição humana. E esta realidade também se aplica ao networking em feiras de negócios estrangeiras. De acordo com David, é fundamental que o participante de uma feira fora de seu país entenda a cultura local. Um dos exemplos usados por ele foi bastante simples. Na Bélgica e no Japão, a cor azul é usada por meninas, enquanto que a rosa é identificada como uma cor masculina.
Já a palestra de Barry Sisking, “Futuro: as sete principais tendências nas feiras”, pontuou como as atuais mudanças no setor de promoção comercial afetarão o mercado.
1. A necessidade de reduzir os custos dos expositores – é claramente possível cortar alguns destes custos, de forma fracionada. Uma destas reduções pode ser na equipe de atendimento nos estandes. De acordo com Barry, deve-se levar em conta que cada atendente no estande precisa de 1,5 m² de espaço livre no estande.
2. Entender o valor de expor – Nem sempre, os expositores sabem o que o público de feiras busca. Um dos dados apresentados apontou que apenas 9% dos visitantes de feiras têm o objetivo de comprar, sendo que 91% dos entrevistados responderam que visitam feiras para buscar novos produtos e fornecedores.
3. Educação – deve-se saber como tratar os leads. “Não se veja como uma empresa que vende produtos e serviços, mas como parte da solução que o cliente procura”, explicou Barry.
4. O papel das exposições – “Visito feiras brasileiras há uma década e vejo que o mercado está crescendo cada vez mais. Isso significa que os players terão muitas opções. Há uma necessidade dramática de educação do mercado e de seus gestores”, afirmou Barry.
5. Contribuições dos stakeholders – a mensagem que se quer passar ao público deve ser integrada entre todos os stakeholders, como o organizador da feira, expositores e fornecedores.
6. Mudança de paradigma – ferramenta que segmenta grupos de consumidores por meio da análise do seu perfil e do desenvolvimento das ações dirigidas, o database do organizador e do expositor devem ser integrados.
7. Internacionalização – Aumentou o número de eventos internacionais no Brasil, da mesma forma com que cada vez mais empresas estão desenvolvendo abordagens internacionais para seus planos de expor e, para isso, deve se atentar a questões como planejamento, treinamento e execução adequadas.
Já o holandês Han Leenhouts, na conferência “Estande autorizado! Montando equipes vencedoras nos estandes”, destacou o comportamento adotado pelas equipes de expositores nos pavilhões, ilustrando cada situação com imagens, vídeos e descontração, envolvendo o próprio público com interações. E antecipou uma das próximas tendências em feiras: expositores na figura de uma só pessoa, ocupando espaços com menos de 2 m².
Fechando as conferências do dia, Juan Pablo de Vera, presidente do Conselho de Administração da UBRAFE e presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, abordou a importância atual das mídias sociais e como elas estão imprimindo uma nova face à indústria de feiras. Como exemplo, citou os resultados da última Bienal do Livro de São Paulo, no mês de agosto, que registrou 60 mil check- ins via Facebook e 97 mil fãs.
Para adiantar o seu credenciamento, encaminhe seus dados (nome, veículo de imprensa, telefone e e-mail) para Clean Barros: [email protected] e/ou Marcelo Fontenele [email protected], ou ligue para (11) 5539-2344.
Confira a programação do último dia do Congresso ExpoSystems 2012:
Hoje (06)
Horário: 14h30 às 15h30
Tema: Branding Show – “A importância da marca no sucesso da sua exposição”
Palestrante: Han Leenhouts (Holanda)
Horário: 16h às 17h
Tema: Alemanha – O market place das feiras de negócios
Palestrante: Gerhard Messer (Alemanha)
Horário: 17h30 às 18h30
Tema: “As mulheres na liderança dos eventos”
Palestrante: Wanira Salles (Brasil)
Público-alvo
Profissionais de eventos, marketing e recursos humanos, responsáveis pela participação de suas empresas em feiras de negócios e eventos corporativos, além de diretores e gerentes de eventos, marketing e comunicação, vendas, profissionais de promoção e incentivo, proprietários de agências e produtores de eventos.
Pavilhão Alemão
Repetindo o sucesso do último ano, o ExpoSystems 2012 traz o Pavilhão Alemão, espaço que reunirá 13 empresas e organizações alemãs, visando o networking com os players brasileiros. Ocupando 150m², o Pavilhão Alemão é organizado pelo Ministério Federal de Economia e Tecnologia da Alemanha, Famab (entidade profissional de classe da área de eventos, composta por 250 empresas associadas), e apoiado pela Auma (Associação da Indústria Alemã de Feiras de Negócios). É importante destacar que há mais de 1.200 filiais de empresas alemãs no Brasil e, para a maioria delas, o primeiro passo para entrar no mercado é através das feiras e eventos. Vale lembrar que mais de 70% dos maiores eventos europeus são sediados na Alemanha.
IFES – International Federation of Exhibition and Event Services
Uma das mais representativas entidades do setor de eventos do mundo, a IFES – International Federation of Exhibition and Event Services – marcará presença no ExpoSystems 2012, trazendo associados estrangeiros interessados em aprender sobre o mercado brasileiro e conhecer potenciais parceiros e fornecedores locais. Por sua vez, expositores e participantes brasileiros poderão iniciar parcerias internacionais e desbravar novos mercados. O objetivo da participação dos membros do IFES é estabelecer relações com empresas locais para ampliar suas redes de parceiros mundiais.
CAEC – China Association for Exhibition Centers
Dona de 15% de todos os espaços voltados para feiras de negócios e eventos no mundo, a China também participará do ExpoSystems 2012, trazendo uma delegação da CAEC (China Association for Exhibition Centers) com mais de 20 profissionais, entre eles o diretor geral da CAEC, Zheng Shijun, e a vice-presidente do Beijing Exhibition Centre (BEC), primeiro grande centro de exposições de Pequim, Zhang Li, entre outros.
Lounge do Conhecimento
Na 2ª edição do Lounge do Conhecimento, que no ano passado agitou o ExpoSystems, os participantes, vindos de empresas de diferentes setores e portes, compartilharão experiências profissionais, moderadas por especialistas da indústria. O debate foi ampliado neste ano e, mais do que nunca, muitas das ideias discutidas poderão ser postas em prática imediatamente. Entre os temas do Lounge do Conhecimento estão “Mídias sociais – as tendências e as melhores práticas”, “A gestão de networking nas feiras e eventos corporativos” e “A sustentabilidade na produção dos eventos”, entre outros.
Expositores
As principais novidades do setor em produtos, tecnologia, infraestrutura e serviços focados na indústria de promoção comercial serão apresentados pelas seguintes empresas: 3ARQ, A7 VIRTHUAL (ECO BRASIL), ABRACE STANDS, ALPHA PLUG, ALUMIPAC, APRUMO, ARESTA VISUAL, BR MONTAGEM, BRASIL JARDINS, BRILHO BRASIL, CAS, CBM, CENTRO DE CONV. REBOUÇAS, CID TECH, DIVICENTER, DS4, ECOBRISA, EMPORIO STANDS, ESTRUTURAL, EXCELÊNCIA, EXPOINSTAL, FACILITY DOC, FCEM, FF2, FUN CLICK, GRUPO ATUAL & VICTÓRIA, GRUPO DE EVENTOS, GRUPO FEIRA & CIA, HCM, HOTMA, ICEMARK, INFINITY CENÁRIOS, INTERAÇÃO, INYLBRA, LIBERTY SEGUROS, LOCALITÀ, LPR, LUPATELLI, MARZA BIC, M|CHECON, MGM – TS, NAUTIKA, OCTANORM, PAVILHÃO ALEMÃO: PERFEKT STANDS, POLIDESIGN, PROMAFLEX, RAIO VISUAL, SENAC, SERTHA BRINDES, SODEM SYSTEM, STRUTURA, SURREAL, TAM, TAU JOY, TRANSAMÉRICA EXPO CENTER, UBRAFE / SINDIPROM, UNIVERSAL LOCAÇÕES, UNGERBOECK, VERDE LEASING, VERTICAL STANDS, VIVACE SOLUÇÕES, X-MANAGERS, FURFLE, JALAN TECNOLOGIA, UAU MÍDIA, GRUPO CASA e BEEBY´S GOURMET.
Apoiadores nacionais
•ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos
•ABEVT – Academia Brasileira de Eventos e Turismo
•ABIH-SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo
•ABRACCEF – Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras
•ABRACE – Associação Brasileira das Montadoras e Locadoras de Stands
•ABRAFEC – Associação Brasileira dos Fornecedores de Eventos Corporativos
•AMPRO – Associação de Marketing Promocional
•SPCVB – São Paulo Convention & Visitours Bureau
•SINDIPROM/SP – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo
•UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras
Apoiadores internacionais
•AFIDA – Associacón Internacional de Feiras de América.
•FAMAB – Association for Direct Business Communications
•IFES – International Federation of Exhibition and Event Services.
Apoio educacional
•SENAC – SP
Patrocinador
•SEBRAE
Seguradora oficial
•LIBERTY