Florianópolis será sede do Encontro Latino-Americano de Convention & Visitors Bureaux em 2013

A Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux (CBC&VB), com o apoio da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC BRASIL anuncia a escolha de Florianópolis para sediar a próxima edição do Encontro Latino-Americano de Convention & Visitors Bureaux, em 2013, no Costão do Santinho Resort & Spa.
A candidatura foi apresentada pela consultora de turismo, Vaniza Schuler, no encontro de Bogotá, encerrado no último dia 16/11. Para Anita Pires, presidente da ABEOC BRASIL, a parceria da Associação com os CVBs é muito importante, pois a atuação conjunta destas entidades, ao lado também dos hoteleiros, fortalece a venda do destino.

“Quando um Convention ou um organizador busca a captação sozinho, o resultado não é o mesmo. Quando atuam em conjunto, a visibilidade e a credibilidade é muito maior, conseguimos construir apoios mais efetivos na busca do evento e fortalecimento do destino”, afirma Anita. “CVBs e ABEOC Brasil têm que estrategicamente trabalhar juntos”, acrescenta.
Segundo comentário de Vaniza no grupo Gestão de CVB, “é um orgulho para os CVBx de nosso país podermos contar com esta aproximação e o apoio de nossos principais compradores, os organizadores de eventos”.
Para Anita Pires, esta parceria para a próxima edição do Encontro Latino-Americano de CVBs visa construir uma agenda positiva entre o organizador de eventos e a ABEOC BRASIL junto aos CVBs. “Em março, no Congresso de Mendoza, vamos buscar também o apoio da COCAL (Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina) neste sentido”, adianta Anita, membro do Comite Directivo da entidade latino-americana.
A presidente da ABEOC BRASIL informa ainda que está agendando reunião com ABIH Nacional, ABIH de São Paulo e CVB de São Paulo. “Esperamos construir uma parceria mais próxima e efetiva entre hotel, evento e CVB”, anuncia.
Para Juliana Castanho, diretora executiva do Florianópolis CVB, presente no evento de Bogotá, “a parceria com a ABEOC BRASIL foi muito importante para a escolha de Florianópolis como sede”.
A data da edição 2013 do Encontro latino-americano de CVBs ainda não foi definida, depende da agenda internacional, mas a tendência é que seja em agosto, com duração de três dias. “Queremos também retomar o Congresso Brasileiro de CVBs, e além dos assuntos aprofundados sobre os CVBs, realizar palestras mais amplas, para os associados e o trade participarem”, revela a diretora do FCVB. “Esperamos uma grande participação de CVBs do Brasil”, comenta Juliana Castanho.
Embora tenha o maior número de CVBs do continente, com 110, em Bogotá a representação brasileira ficou restrita ao Florianópolis CVB, Uberlândia CVB, representado por seu presidente, Luis Gustavo Fernandes, e João Pessoa CVB, com a presença do diretor-executivo, Ferdinando Lucena.

Fórum Latino-Americano de CVBs

No encontro de Bogotá houve a fundação do Fórum Latino-Americano de CVBs, que até abril deve se transformar em Associação Latino-Americana de CVBs. A nova entidade tem como sede a cidade de Guadalajara, no México, onde foi criado o primeiro CVB do continente, em 1969. São sócios fundadores os CVBs de Monterrey, Leon, Guadalajara, Santiago, Quito, Assunción, Bogotá, Cartagena de Las Indias, Medellin, Salta, Rosario, Tucuman,San Luis, Florianopolis e Uberlândia, presentes por ocasião da Assembleia. Vaniza Schuler ficou como Diretora Executiva do Fórum e Juliana Castanho como membro do Comitê Gestor.
“A ideia é que o bloco se una e crie uma rede de relacionamento para brigar pela América Latina como destino de eventos”, resume Juliana Castanho.
[Republicado por Business Travel, 26/11/2012; Mercado e Eventos, 23/11/2012; Feira EBS, 29/11/2012]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *