ABEOC Brasil e APECATE assinam termo de parceria em Lisboa

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil e a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos – APECATE assinaram um termo de parceria durante o 2º Congresso da APECATE, em Lisboa, na sexta-feira (31/01). A programação do evento contou ainda com participação da presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires, na sessão plenária “Diferenciar pela qualidade, uma arma no mercado global”. Também participou do evento o Vice-presidente de Inovação da ABEOC Brasil, Alexandre Carreira.

A experiência brasileira de qualificação e certificação de empresas de eventos — Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE — foi o foco da fala de Anita Pires. “O fato de a ABEOC Brasil ter sido convidada para participar deste Congresso por si já é sinal da importância e do impacto a nível internacional do desempenho do Programa de Qualidade Abeoc Brasil em parceria com o Sebrae. Foi uma grande oportunidade de intercâmbio de experiências entre as entidades APECATE e ABEOC Brasil como países irmãos e que têm muito em comum não só culturalmente como em negócios”, conta a presidente Anita Pires.
“Gostaríamos de cumprimentar e agradecer à diretoria da APECATE: Ana Barbosa presidente, Luiza Teixeira, vice-presidente APECATE e presidente da EFAPCO (entidade europeia do setor MICE) e Joel Vicente, vice-presidente do setor de eventos da entidade portuguesa. Receberam-nos com o carinho e hospitalidade própria da cultura portuguesa”, fala Anita.

Parceria Brasil – Portugal

O Termo de Parceria que ABEOC Brasil e APECATE firmaram em Lisboa tem por objeto o fortalecimento do setor de eventos Luso-Brasileiro, através da profissionalização e qualificação das empresas e profissionais no Brasil e em Portugal. “Na presença do ministro de Turismo de Portugal, assinamos com a APECATE um termo de parceria, que beneficia os associados de ambas as associações em profissionalização, capacitação e participação em eventos das entidades nos dois países, além de socializar estudos, pesquisas e informações de negócios”, informa Anita.
A presidente da ABEOC Brasil acrescenta que a parceria “é um grande passo de aproximação entre os setores de eventos e negócios do Brasil e de Portugal, oportunizando networking e negócios para as empresas com olhar global, com benefícios a serem conquistados pelos associados da ABEOC Brasil e APECATE”.
Para a presidente da APECATE, Ana Barbosa, a cooperação entre a ABEOC e a APECATE tem uma grande relevância. “Ela terá como principal consequência a partilha, entre duas associações congéneres, das respectivas políticas de qualidade, que têm como grande motivação comum a qualificação das empresas, a melhoria na prestação do serviço e o aumento da sua competitividade no mercado aberto em que vivemos”, afirma Ana Barbosa. “O trabalho da ABEOC merece-nos muito respeito e consideração e não temos dúvidas de que, em muitos aspectos, será uma fonte de inspiração para a APECATE”, conclui.
Em reunião com a diretoria da APECATE, em Lisboa, ficou acertado que a associação de Portugal trará ao Brasil uma comitiva de empresas associadas para participar do Eventos Brasil, o Congresso da ABEOC, dezembro, em São Paulo, onde também participarão de uma rodada de negócios entre empresas portuguesas e brasileiras.
O Termo de Parceria inclui a oferta condições especiais de atendimento para os associados da ABEOC Brasil em eventos e cursos promovidos pela APECATE e vice-versa; e ainda o intercâmbio de publicações, levantamentos, dados e estatísticas do setor.

Programa de Qualidade

O Programa de Qualidade que será apresentado no 2º Congresso da APECATE está capacitando 236 empresas de eventos de 12 estados do país, em uma parceria da ABEOC Brasil e Sebrae Nacional com apoio da FBHA e CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Pelo menos 92 destas empresas também se candidatarão a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, a partir de julho de 2014, com auditoria da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Segundo o coordenador de capacitação do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, Luiz Carlos Barboza, foi estudado o que há de melhor no mundo em certificação para a criação do Selo de Qualidade Abeoc Brasil. A principal referência é o modelo adotado pela Federação Suíça de Turismo. Para a obtenção do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, as empresas de eventos precisarão alcançar os requisitos técnicos que se baseiam no sistema de gestão da qualidade, segundo as exigências das normas da série ISO 9000, e também em evidências comprováveis da prática dos fundamentos de qualidade, seguindo os critérios de excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil, uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O processo de obtenção do Selo impõe o aprimoramento da gestão, e do ponto de vista do mercado, o Selo de Qualidade ABEOC BRASIL é uma referência para o contratante de serviços de eventos que busca uma empresa de qualidade. “O Selo de Qualidade ABEOC BRASIL diferencia as empresas que adotam um sistema de gestão eficiente, focado na qualidade e em busca da excelência nos serviços prestados”, resume a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires.
O Programa de Qualidade ABEOC Brasil se estende até dezembro de 2014 e prevê investimentos de R$ 2,4 milhões.

2º Congresso da APECATE reúne mais de 200 profissionais do setor

Com grande adesão e entusiasmo de todos os profissionais do setor presentes, este encontro foi marcado pelo anúncio por parte do Secretário Geral do Turismo da criação de fundo de cinco milhões de euros para empresas de animação turística, eventos e congressos. Certificação e Internacionalização do setor foram os grandes temas em debate.
Organizado pela APECATE, o evento reuniu mais de duas centenas de profissionais do sector. A sessão de abertura foi marcada pela presença de Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, que aproveitou o momento para anunciar a criação de uma dotação orçamental de cinco milhões de euros da linha de apoio à qualificação da oferta que ficará reservada às empresas de animação turística, eventos e congressos. “Em nome da APECATE, só posso aplaudir esta iniciativa, esperar que o acesso a este financiamento seja simples sob o ponto de vista processual e que os projectos elegíveis correspondam às necessidades destes sectores” afirma Ana Barbosa, da direcção da APECATE.
O primeiro período do encontro foi dedicado ao tema da certificação empresarial, com a partilha da experiência brasileira nestas matérias, trazida pelos representantes de associações brasileiras congéneres da APECATE, a ABETA e a ABEOC, seguindo-se dois workshops sectoriais sobre o Selo de Qualidade da APECATE para as empresas organizadoras de Congressos e Eventos e para as empresas de Animação Turística. “Foi claro o interesse e apoio dos presentes nestes workshops, o que comprova a importância que, hoje, as empresas atribuem à qualificação e à certificação como factores diferenciadores no mercado”, acrescenta Ana Barbosa.
A Promoção no Mercado Externo foi o outro tema central no congresso que contou com uma comunicação de fundo, entregue a Vítor Neto, Presidente da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, e uma mesa-redonda com decisores das agências regionais de promoção turística. Sublinhou-se o bom ano turístico que aconteceu em 2013 e foram debatidas as especificidades da promoção de Portugal no mercado externo. “Deste debate podemos reter, especialmente, que a grande riqueza turística de Portugal radica na diversidade concentrada dos seus recursos e produtos, pelo que é fundamental uma correcta articulação entre as políticas regionais e a política nacional de promoção turística”
Na sessão de encerramento, a APECATE e a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) assinaram um acordo de cooperação e foi apresentado o projecto da 1º edição dos Prémios APECATE.
Esta sessão contou com a presença do Presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo, que proferiu umas breves palavras de estímulo aos empresários e de incentivo ao contacto com o Turismo de Portugal.
[Publicado por Portal Eventos, 17/02/2014]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *