Jeanine Pires assume Secretaria Executiva

[Por MinC, 09/10/2012]
Ministra Marta Suplicy diz que nova secretária trará importante contribuição para o MinC
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, convidou para assumir a Secretaria Executiva do Ministério da Cultura (MinC) Jeanine Pires, que foi presidenta da Embratur de 2006 a 2010, e responsável pela coordenação da promoção do Brasil no exterior. Jeanine Pires substitui Vitor Paulo Ortiz Bittencourt.
“Com sua experiência e qualidades de dinamismo, determinação e capacidade de trabalho, Jeanine Pires vai trazer importante contribuição para o Ministério da Cultura”, comentou a ministra.
Jeanine Pires tem larga experiência na indústria do turismo, onde já atuou nos setores público e privado. É formada em história e pós-graduada em Ciências Sociais e em Economia do Turismo.
O amplo conhecimento do Brasil reforça seu perfil técnico, que inclui habilidades de gestão de equipes multidisciplinares e capacidade executiva.
“Fiquei muito honrada com o convite da ministra Marta para esse desafio. Minha formação acadêmica e meu trabalho no turismo me proporcionaram um entendimento sobre a importância da cultura para a identidade e a imagem de um país”, disse Jeanine.
Com 46 anos, Jeanine é casada e tem dois filhos. Ela já trabalhou com a ministra Marta Suplicy em 2006 e 2007, quando presidiu a Embratur. Antes de assumir a Secretaria Executiva do Ministério da Cultura, respondia pela presidência do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomercio de São Paulo, atuava em projetos de marketing de destinos e realizava palestras no Brasil e no exterior.
O ato de exoneração de Vitor Ortiz foi publicado nesta segunda-feira, 8 de outubro, no Diário Oficial da União (seção 2, 1ª página), seguido do ato de nomeação de Jeanine Pires.