Pesquisa mostra que brasileiro considera viagem doméstica “cara”
[Por Hotelier News, 26/09/2012]
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, em parceria com o CNTur (Conselho Nacional de Turismo) para traçar o perfil do turista brasileiro, foi apresentada em Salvador na última semana durante o Entur (Encontro de Turismo da Bahia). Um dos pontos evidenciados foi o fato de o brasileiro ainda considerar as viagens domésticas com custo elevado.
Parte dos turistas do Nordeste revelaram que gostariam de ter mais acesso a destinos fora do litoral. Além disso, na mesma região, o artesanato foi considerado um símbolo forte para quem visita.
A apresentação foi conduzida pela consultora do Sebrae Luciana Tomé, que mostrou dados dos perfis de turistas das cinco regiões brasileiras, divididos por classe social, faixa etária e segmentação turística. A pesquisa foi feita em cinco estados: Bahia, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Presente ao evento, o presidente da Abaturr (Associação Baiana de Turismo Rural), Maurício Coni, afirmou que os dados do Sebrae serão relevantes para que os empresários possam reposicionar os seus negócios. “Temos um importante apoio do Sebrae para desenvolvermos as nossas empresas e nos tornarmos mais competitivos”, disse o representante do turismo rural baiano.
Já o presidente da CNtur, Nelson de Abreu Pinto, enfatizou a importância da parceria com o Sebrae nesse projeto. “É preciso que façamos a nossa parte para aproveitarmos os grandes eventos que estão por vir. O maior legado será o aprendizado e as capacitações realizadas”, afirmou.