ABEOC-RS participa de reunião na Fecomércio-RS com apresentação do Complexo da Arena

O complexo multiuso Arena foi apresentado nesta quinta-feira (13/09) aos integrantes do Conselho de Turismo da Fecomércio-RS, do qual a ABEOC-RS faz parte através da presidente estadual Ana Cláudia Bitencourt. O presidente da Arena Eduardo de Souza Pinto deu detalhes do projeto, que está localizado no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A nova casa do Grêmio será um espaço diferenciado com estrutura do estádio, empreendimento residencial, shopping center, hotel, duas torres, edifício garagem e centro de convenções. A proposta é fazer da Arena multiuso um local para shows, eventos, cinema e jogos.
foto: Adriana Machado
Ana Cláudia Bittencourt, presidente da ABEOC-RS em reunião na Fecomércio-RS com João Oscar Aurélio, Vice-Coordenador Contur ao centro (com microfone); a esquerda Luiz Carlos Busato, Secretário de obras e Deputado Federal e a Direita Eduardo Pinto Presidente da Arena Porto Alegrense.
O empreendimento vai beneficiar a exposição de várias marcas. Segundo Eduardo, hoje já existe uma diretoria de marketing trabalhando nesta demanda, com a contratação de grandes empresas de nível nacional. “Alguns espaços dentro da Arena estão sendo vendidos. Acreditamos que até o início do ano que vem tudo já esteja prontamente comercializados e os produtos expostos dentro do empreendimento”, disse ele. Para a inauguração do estádio está previsto um grande espetáculo, que acontecerá no dia 8 de dezembro.
Na sequência da reunião, o secretário de Obras Públicas do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato, falou sobre os projetos de infraestrutura do Estado e contou que, no momento, existem 240 obras em andamento. A presidente da ABEOC-RS, Ana Cláudia Bitencourt, comentou sobre a pesquisa exclusiva divulgada pela Revista Eventos – II Pesquisa o Mercado de Congressos no Brasil em que 84 associações responderam à um questionário de mais 70 questões e levantou um questionamento sobre a necessidade de se fixar uma data permanente para a realização do Carnaval no país, entre outros assuntos.

Veja resumo do depoimento da presidente da ABEOC-RS

Vou começar minha fala hoje comentando alguns números de extrema importância para o setor turístico no Rio Grande do Sul. A União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) estima que em 2013 seus associados promoverão 201 grandes feiras de negócios, reunindo 54 mil empresas e 5,5 milhões de visitantes profissionais, dos quais 50 mil serão compradores do exterior. Este é o mesmo número registrado em 2012. As feiras de negócios, que contemplam mais de 40 macro segmentos econômicos, deverão ocupar 3,5 milhões de metros quadrados de área de exposição nos pavilhões de 23 cidades brasileiras.

Segundo a União Brasileira dos Promotores de Feiras, além das grandes feiras nacionais, destacam-se no país muitas feiras regionais. O Rio Grande do Sul realiza, em média, 200 eventos de promoção de seus produtos. Minha pergunta é: nosso estado tem potencial para muito mais. O segmento de eventos cresce vertiginosamente e precisamos urgentemente construir equipamentos de primeiro mundo para atender esta demanda, que gera empregos e renda para o comércio, hotelaria e gastronomia.

Mas ao que tudo indica os ventos são os melhores possíveis. Nas últimas semanas foram anunciados projetos de construção e de revitalização de novos espaços em Porto Alegre e região metropolitana. O governo do estado, por exemplo, já tem em mãos planos de construção de um centro de eventos de nível mundial com capacidade para 10 mil pessoas sentados, com vários auditórios, salas de apoio, espaço de banquetes, etc. O projeto arquitetônico contará com a assinatura de Oscar Niemeyer.

Devemos lembrar ainda da notícia da revitalização do Parque de Exposição Assis Brasil anunciada pelo governador do estado Tarso Genro, durante solenidade realizada na 35ª Expointer, uma obra orçada em cerca de R$ 400 milhões. O mais importante é o aproveitamento do espaço o ano inteiro. Só lembrando, o nosso querido Auditório Araújo Viana reabrirá agora, no dia 20 de setembro, mais um presente para Porto Alegre. Isto sem falar na construção deste estádio maravilhoso que é o Arena do Grêmio, que, com certeza trará para Porto Alegre grandes shows musicais.

Com tantas notícias boas, acho que estamos, sem sombra de dúvida, entrando em uma fase promissora para a cidade. Eventos, shows, congressos, incrementam a economia de uma cidade. Incentiva a criação de novos hotéis, gera emprego. Sou otimista em relação ao nosso futuro. Afinal, estamos preparados para isto, o setor precisa crescer, a cidade quer e precisa desta movimentação.